Quais são os exames do perfil lipídico?
![Quais são os exames do perfil lipídico?](https://i.ytimg.com/vi/mG5DTBo6OJw/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLAi5yF-c_fmOZfOpul1PZSNh_h9KA)
Quais são os exames do perfil lipídico?
No exame de perfil lipídico completo, é possível observar os valores de:
- Colesterol LDL. ...
- Colesterol HDL. ...
- Colesterol VLDL. ...
- Colesterol não-HDL. ...
- Colesterol total. ...
- Triglicerídeos.
Precisa jejum para lipidograma?
De acordo com o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, o jejum para a realização do lipidograma não é obrigatório. A necessidade, ou não, depende do tipo de análise solicitada. Para pedidos com glicemia, por exemplo, recomenda-se o jejum máximo de 14 horas.
Por que a alteração do perfil lipídico?
- Em alguns casos, a alteração do perfil lipídico está associada a fatores genéticos, contudo, boa parte dos problemas, com a elevada taxa de lipídios no sangue, pode ser contornada com mudanças de hábitos.
Qual é o perfil lipídico do colesterol?
- A partir do perfil lipídico, é possível avaliar as taxas de LDL (o colesterol “ruim”), HDL (o colesterol “bom”), VLDL e triglicerídeos. Assim, quando os valores estão fora do normal, ou seja, há distúrbios nos níveis de lipídios que circulam no sangue, considera-se uma dislipidemia.
Qual a importância do LDL no perfil lipídico?
- Considerado o colesterol “ruim”, o LDL é essencial para o bom funcionamento do organismo, especialmente, para a produção de hormônios, além de impedir a formação de placas de aterosclerose nos vasos sanguíneos. Contudo, o aumento da taxa da LDL no perfil lipídico sinaliza os principais riscos de doenças cardiovasculares.
Quais são os lipídios?
- Lipídios são substâncias de origem orgânica, caracterizadas pela insolubidade em água, solubilidade em benzeno, éter e clorofórmio. No plasma, os lipídios em maior quantidade são o colesterol, triacilgliceróis, e fosfolipídeos. Em menores quantidades, ainda existem os ácidos graxos livres, glicolipídeos, hormônios e vitaminas de origem lipídica.