adplus-dvertising

Qual a função dos detectores na tomografia computadorizada?

Índice

Qual a função dos detectores na tomografia computadorizada?

Qual a função dos detectores na tomografia computadorizada?

Os detectores ou sensores são dispositivos responsáveis em captar a radiação e transformar os dados obtidos em sinais elétricos analógicos. Os detectores podem ser de dois tipos: os detectores de estado sólido ou as câmaras de ionização que contêm o gás xenônio.

Qual é a tomografia computadorizada?

  • Tomografia computadorizada é um procedimento não invasivo de diagnóstico por imagem que combina o uso de raio-x com computadores especialmente adaptados. É utilizado para criar imagens detalhadas dos mais variados tecidos do corpo humano.

Quais são os tipos de cortes realizados na tomografia computadorizada?

  • Espessuras de cortes muito finas tendem a gerar mais ruídos quando comparadas às espessuras mais largas, ou seja, apresentam uma resolução inferior. Os principais tipos de cortes realizados na tomografia computadorizada são: os cortes axiais, os cortes coronais e os cortes sagitais.

Qual a melhor resolução do exame tomográfico?

  • Necessidade de um maior tempo para a realização do exame tomográfico. A escolha do melhor FOV está relacionada a melhor qualidade de resolução da imagem. Quanto menor o FOV, menor a dimensão dos pixels, melhor a resolução da imagem. Lembrando que um campo de visão muito minimizado pode excluir sinais evidentes de doença na região analisada.

Qual é o valor do fator Pitch?

  • O Fator Pitch relaciona a distância dos eixos de corte com a espessura de corte, e o indicado é que esse valor seja sempre igual a um. Valores iguais que um para o Fator Pitch são os ideais, já que valores maiores que um não há reconstrução e valores menores que um há a superposição de eixos.

Postagens relacionadas: