adplus-dvertising

O que é período Cretáceo?

Índice

O que é período Cretáceo?

O que é período Cretáceo?

No período Cretáceo, os continentes começam a migrar para a posição que ocupam atualmente. Durante esse período, existiu uma grande biodiversidade em todos os grupos. Ao final do Cretáceo, as plantas já tinham evoluído para várias formas modernas.

Quais os dinossauros do período Cretáceo?

Vale lembrar que o período cretáceo corresponde ao auge do desenvolvimento dos gigantescos répteis, chamados de Dinossauros (da terra), Plesiossauros (na água) e os Pterossauros (no ar), os quais já vinham se desenvolvendo desde o período anterior, o período jurássico.

Como era o clima do período Cretáceo?

“Constatamos que no Cretáceo Superior o território paulista formava uma superfície achatada, cruzada por pouquíssimos rios efêmeros e caracte- rizada por um clima em geral seco, mas que alternava períodos mais áridos e mais úmidos”, explica Giorgio Basilici, professor do Instituto de Geociências (IG).

Foi o período Jurássico?

O período Jurássico é o período de tempo correspondente a 1 milhões de anos atrás, sendo o segundo período da Era Mesozóica. O nome Jurássico é proveniente das montanhas Jura, situadas nos Alpes da França e Suíça, onde afloram as rochas descritas pela primeira vez para este período.

O que surgiu no período Cretáceo?

Período Cretáceo Ao final do Cretáceo, as plantas já tinham evoluído para várias formas modernas. A diversificação das Angiospermas estimulou a evolução dos insetos, e mais grupos modernos apareceram, como as formigas e as borboletas. Os anfíbios foram representandos por rãs e salamandras.

Como o período da Era Mesozoica termina?

O último Período da Era Mesozoica é o Cretáceo que se estende de 135 a 65 milhões de anos. Seu final é marcado por uma nova extinção em massa que, segundo alguns cientistas, se deveu ao impacto de um grande meteoro que teria causado uma drástica mudança no clima extinguindo os dinossauros.

Qual a diferença entre o período Cretáceo e Jurássico?

Na escala de tempo geológico, o Cretáceo ou Cretácico é o período da era Mesozoica do éon Fanerozoico que está compreendido entre há 145 milhões e 66 milhões de anos, aproximadamente. O período Cretáceo sucede o período Jurássico de sua era e precede o período Paleogeno da era Cenozoica de seu éon.

Qual foi o período dos dinossauros?

Os dinossauros viveram entre cerca de 215 e 65,5 milhões de anos atrás. Eles eram comuns durante os períodos geológicos Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Como era o clima na Era Mesozoica?

O clima no início do Mesozoico era predominantemente quente e seco, tornando-se mais úmida no Jurássico (POPP, 1995, p. 283).

Quais são os três períodos da Era Mesozoica?

A Era Mesozóica (= vida intermediária), corresponde a uma das Eras do Éon Fanerozóico, e compreende o período de tempo entre 250 a 65 milhões de anos atrás. Esta Era se subdivide nos períodos Triássico (2 m.a.), Jurássico (1 m.a.) e Cretáceo (145 a 65 m.a.).

Qual a posição dos continentes no período Cretáceo?

  • No período Cretáceo, os continentes começam a migrar para a posição que ocupam atualmente. Posição dos continentes durante o Período Cretáceo. Ilustração: Mila Kananovych / Shutterstock.com

Qual a origem do nome Cretáceo?

  • O nome Cretáceo deriva da palavra latina Creta, que significa greda ou giz, para denominar a rocha esbranquiçada, o calcário, formado por conchas de micro-organismos, onde os depósitos cretáceos foram pela primeira vez descritos. No período Cretáceo, os continentes começam a migrar para a posição que ocupam atualmente.

Quais são as principais características desse período?

  • Dentre as principais características desse período temos a proliferação de espécies (animais e vegetais), além da separação de alguns continentes, como a África e da América do Sul que anteriormente, estavam unidos numa única massa continental denominada Pangeia.

Qual foi o período mais longo dessa época?

  • Foi também o período mais longo desta época. Durante esse período, pode-se apreciar um florescimento das formas de vida existentes, tanto nos mares quanto na superfície da Terra. Nesse período, observou-se uma grande diversificação do grupo dos dinossauros e surgiram as primeiras plantas com flores.

Postagens relacionadas: