Quais são as etapas de um aconselhamento genético?
Índice
- Quais são as etapas de um aconselhamento genético?
- Quando fazer aconselhamento genético?
- Quanto custa uma consulta de aconselhamento genético?
- Qual profissional pode fazer o aconselhamento genético?
- Quais os tipos de aconselhamento genético?
- Quem realiza o processo de aconselhamento genético no Brasil?
- Quando o estudo genético é indicado?
- Quais são os possíveis problemas éticos que podem surgir pelo aconselhamento genético?
- Como é uma consulta com geneticista?
- Quanto custa um teste genético para Alzheimer?
- Qual o diagnóstico do aconselhamento genético?
- Como buscar aconselhamento genético?
- Como fazer o mapeamento genético?
- Quais são os testes genéticos?

Quais são as etapas de um aconselhamento genético?
As etapas do aconselhamento genético são:
- Levantamento de histórico pessoal e familiar, avaliação dos exames clínicos e genéticos já realizados e indicação de outros exames, se necessário.
- Análise dos dados, visando diagnosticar, confirmar ou excluir uma condição genética conhecida.
Quando fazer aconselhamento genético?
Normalmente o aconselhamento genético é indicado para pessoas com histórico de câncer ou doenças degenerativas em parentes próximos. Para quem pretende ter filhos, é indicado para casais com idade avançada, portadores de alguma doença genética ou com filhos que possuem malformações e/ou anomalias.
Quanto custa uma consulta de aconselhamento genético?
Se o acesso aos testes genéticos está cada vez mais democrático (hoje estão disponíveis em diversos laboratórios, não apenas nos especializados nesse tipo de exame), os preços também estão: uma análise nutrigenética, por exemplo, pode ser realizada por R$ 2 mil, em média, enquanto testes específicos, como os que ...
Qual profissional pode fazer o aconselhamento genético?
Biólogos e outros profissionais da saúde, como enfermeiros, dentistas e psicólogos, poderão realizar o aconselhamento genético no Brasil.
Quais os tipos de aconselhamento genético?
Exames físicos, psicológicos e laboratoriais: o médico realiza uma série de análises para verificar se há alguma alteração física que possa estar relacionada com a genética. Além disso, podem ser analisadas fotos de infância da pessoa e da sua família para também observar características relacionadas à genética.
Quem realiza o processo de aconselhamento genético no Brasil?
O Aconselhamento Genético (AG) deve ser desenvolvido nas unidades de saúde como um atendimento médico multiprofissional e interdisciplinar. A maioria da população brasileira não tem acesso a esses serviços.
Quando o estudo genético é indicado?
Os testes genéticos são indicados para todas as pessoas? Nem todo mundo precisa realizar uma avaliação genética. O exame é indicado para pacientes que já tiveram algum tipo de câncer ou que possuem um histórico de câncer na família.
Quais são os possíveis problemas éticos que podem surgir pelo aconselhamento genético?
Além de atentar contra a privacidade e autonomia do indivíduo. Os testes genéticos não servem apenas para empregadores selecionarem seus empregados. Também aumentam as opções dos testes pré-natais, permitindo aos pais escolherem características de seus filhos. Podem saber se terão ou não doenças.
Como é uma consulta com geneticista?
A consulta com médico geneticista envolve, como qualquer outra especialidade, desde o ouvir o paciente, o exame físico completo e a solicitação de testes genéticos específicos para cada caso.
Quanto custa um teste genético para Alzheimer?
O problema é justamente quando o E4 está presente, aumentando a predisposição de desenvolver a Doença de Alzheimer tardia, isto é, depois dos 60 anos. Já está disponível no mercado um teste de identificação de genotipagem que custa em torno de R$ 600 e faz esse mapeamento.
Qual o diagnóstico do aconselhamento genético?
- Com o diagnóstico do aconselhamento genético, o geneticista orientará o casal no que diz respeitos aos riscos de doenças genéticas e suas características, indicará o melhor tratamento ou a melhor forma de prevenção e, se necessário, o encaminhará para outros médicos especialistas.
Como buscar aconselhamento genético?
- Além de casais consanguíneos ou com histórico familiar de doenças genéticas, devem buscar o serviço de aconselhamento genético: Mulheres com idade acima de 35 anos que desejam engravidar, pois a chance de gerar filhos com um número irregular de cromossomos é significativamente maior nessa faixa etária;
Como fazer o mapeamento genético?
- Para fazer o mapeamento genético é preciso que seja recomendado pelo médico, além disso esse tipo de exame não é recomendado para todas as pessoas, apenas para aqueles que possuem risco de desenvolvimento de doenças hereditárias, ou no caso de casamento entre parentes, por exemplo, chamado de casamento consanguíneo.
Quais são os testes genéticos?
- Os testes genéticos são geralmente solicitados por um médico. O teste é feito em uma pequena amostra de líquido corporal ou tecido, geralmente sangue, mas, às vezes, saliva, células internas da bochecha, pele ou líquido amniótico.