adplus-dvertising

Qual o pensamento complexo de Edgar Morin?

Índice

Qual o pensamento complexo de Edgar Morin?

Qual o pensamento complexo de Edgar Morin?

Essencialmente, a teoria de Morin baseia-se na crítica ao que ele considera os três pilares da ciência moderna: a ordem, a separabilidade e as lógicas indutiva e dedutiva. A busca da ordem sempre foi o interesse principal da ciência. Quando desconhecemos como algo funciona, aquilo é caótico para nós.

O que é o pensamento complexo?

Morin define como conhecimento complexo as relações das partes do tema e do todo, de forma inseparável com o todo com as partes desse mesmo tema.

Quais são as características do pensamento complexo?

Pode-se dizer que o pensamento complexo baseia-se em três princípios fundamentais: a dialogia (a coerência do sistema aparece com o paradoxo), a recursividade (a capacidade da retroação de modificar o sistema) e a hologramia (tomar a parte pelo todo e o todo pela parte).

Qual a tríade de Edgar Morin?

A tríade distinção–união–incerteza: os pensamentos de Edgar Morin e de Ilya Prigogine como contribuição à área de ensino de ciências / The triad distinction-union-uncertainty: The thoughts of Edgar Morin and Ilya Prigogine as contribution to the area of.

Quais são as finalidades do pensamento complexo?

O papel do pensamento complexo na educação é cumprir a religação dos saberes, já que a complexidade vai integrar os diversos tipos de pensamento. ... Morin faz um conjunto de reflexões sobre o que as escolas não estavam oferecendo e esquematiza sete saberes necessários na educação do futuro.

Como o pensamento complexo tenta explicar a realidade?

O pensamento complexo tenta dar conta daquilo que o pensamento simplificador desfaz ou é incapaz. De uma maneira geral, trata da conciliação das várias esferas do conhecimento e da vida moderna, articula o que está dissociado e distinto e distingue o que está indissociado. (FONTE, 2004).

Postagens relacionadas: