O que é passado Filosofia?
Índice
- O que é passado Filosofia?
- O que é o tempo para a Filosofia?
- O que é o presente Filosofia?
- O que a Filosofia tem a dizer sobre o tempo e a memória?
- O que é o tempo filosofia Brainly?
- O que é o tempo para Kant?
- O que é o tempo em Platão?
- Como o presente pode ser definido?
- Será que a filosofia faz parte da nossa história?
- Qual a origem da filosofia?
- Quem é o filósofo?
- Como o saber filosófico deve ser feito?
O que é passado Filosofia?
O passado é uma das faces referentes ao tempo. É “um ser que já foi e que já não é mais.” (BITTAR, 2003, p. 397) Ele é a unidade do tempo que já passou, que não pode mais retornar.
O que é o tempo para a Filosofia?
O tempo é para o ser humano passível de ser dividido em três dimensões lineares: o passado, o presente e o futuro. ... A medida do tempo torna-se subjetiva quando cada um a pode percecionar de forma diferente, consoante a situação.
O que é o presente Filosofia?
Como afirmou Nietzsche, “o presente é divino na medida em que é a expressão de um sim à vida”. Contudo, o presente pode também implicar o trágico, pela perda do sentido permanente das coisas. Esta tem sido a reação corriqueira da pós-modernidade, que não encontra algo digno para preservar.
O que a Filosofia tem a dizer sobre o tempo e a memória?
Não podemos achar ou pensar que a nossa memória é um simples lembrar ou recordar das coisas, mas ela revelará uma das formas mais claras e fundamentais de nossa existência, e é onde está nossos laços com o tempo, e, no tempo, com aquilo que não podemos ver ou acessar, ausente e distante, isto é, o passado.
O que é o tempo filosofia Brainly?
Resposta: É o ramo da filosofia preocupada com as questões que envolvem a ontologia, epistemologia e caráter do tempo e do espaço.
O que é o tempo para Kant?
Segundo Kant, o tempo é uma condição da coisa em si, ele é a condição necessariamente real. O autor afirma também que o tempo é uma diminuição, uma redução para uma simples forma da nossa intuição empírica e sensível.
O que é o tempo em Platão?
Platão argumenta que o tempo (chrónos) “é a imagem móvel da eternidade (aión) movida segundo o número” (Timeu, 37d). Partindo do dualismo entre mundo inteligível e mundo sensível, Platão concebe o tempo como uma aparência mutável e perecível de uma essência imutável e imperecível – eternidade.
Como o presente pode ser definido?
Presente é um termo para designar o tempo do agora, que é o passado e o futuro ao mesmo tempo. Como o tempo é algo que flui constantemente sem pausas, é impossível marcar o presente já que a cada intervalo de tempo que passa o presente vira passado, assim, o presente é constante e infinito.
Será que a filosofia faz parte da nossa história?
- Com certeza, ela acompanha o ser humano há muito tempo e faz parte de sua história. Sendo assim, é possível traçar a evolução histórica dessa ideia, se nos debruçarmos sobre a disciplina que sempre se dedicou a investigar nossas ideias, de modo a defini-las e esclarecê-las: a filosofia.
Qual a origem da filosofia?
- A Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga formada por um conjunto de cidades-Estado (pólis) independentes.
Quem é o filósofo?
- Maurice Merleau-Ponty (): "A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo." Gilles Deleuze () e Félix Guattari (): "A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos... O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência... Criar conceitos sempre novos é o objeto da filosofia."
Como o saber filosófico deve ser feito?
- Para filósofos antigos, como Sócrates, e modernos, como Descartes, o saber filosófico deve ser feito por meio de uma busca, muitas vezes rigorosa, pelas definições puras e imutáveis que buscam por uma verdade universal. Ao passo que para Nietzsche, filósofo contemporâneo]