O que significa paludismo em português?
Índice
- O que significa paludismo em português?
- O que é febre paludismo?
- Quais são as principais causas da malária?
- Qual o significado da palavra Plasmodium?
- O que causa a febre da malária?
- Porque a malária afeta o fígado?
- Quais são os sintomas do paludismo simples?
- Como combater o paludismo?
- Qual a espécie de mosquito que transmite paludismo?
- Quais espécies de Plasmodium podem infetar os seres humanos?
O que significa paludismo em português?
Doença infeciosa e endémica (regiões tropicais e subtropicais) provocada pela existência de parasitas do género Plasmodium no sangue e que são transmitidos pela picada de mosquitos fêmea do género Anopheles.
O que é febre paludismo?
A malária é uma infecção dos glóbulos vermelhos do sangue causada por uma das cinco espécies de Plasmodium, um protozoário. A malária causa febre, calafrios, sudorese, sensação de indisposição geral (mal-estar) e, às vezes, diarreia, dor abdominal, dificuldade respiratória, confusão e convulsões.
Quais são as principais causas da malária?
A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Estes mosquitos são mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer.
Qual o significado da palavra Plasmodium?
Género de parasitas hematozoários dos glóbulos vermelhos, dos quais algumas espécies (Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae, Plasmodium ovale e Plasmodium vivax) provocam o paludismo ou malária. São transmitidos ao homem por mosquitos do género Anopheles.
O que causa a febre da malária?
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária. Indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma.
Porque a malária afeta o fígado?
Quando um plasmódio invade o corpo, entra na corrente sanguínea para chegar ao fígado. Lá, penetra numa célula, onde se alimenta e multiplica, mudando de forma. De seguida, volta ao sangue, onde infecta os glóbulos vermelhos, multiplicando-se e infectando novas células sanguíneas ciclicamente.
Quais são os sintomas do paludismo simples?
- Os sintomas incluem febre (podem ocorrer ciclos típicos de febre, calafrios e suor em grande quantidade), dor nas articulações, dores de cabeça, vômitos frequentes, convulsões e coma. Se o paludismo simples não for tratado, ela pode se tornar grave – anualmente, cerca de oito milhões de casos progridem para o tipo grave da doença.
Como combater o paludismo?
- Um dos mecanismos mais efectivos para reduzir a propagação do paludismo, portanto, consiste em combater este mosquito (através de fumigações, da eliminação da água estancada que constitui o seu habitat de desenvolvimento, etc.).
Qual a espécie de mosquito que transmite paludismo?
- Apenas as fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles são capazes de transmitir o paludismo. O período de incubação varia de acordo com a espécie de plasmódio. Uma vez que o mosquito infectado pica o humano, os parasitas viajam até o fígado, onde se multiplicam e entram nas células vermelhas do sangue.
Quais espécies de Plasmodium podem infetar os seres humanos?
- Existem cinco espécies de Plasmodium que podem infetar os seres humanos. [1] A maior parte das mortes são causadas pelo P. falciparum. As espécies P. vivax, P. ovale e P. malariae geralmente causam formas menos graves de malária que raramente são fatais. [1] [2] A espécie P. knowlesi raramente causa a doença em seres humanos. [2]