O que é a camada de ozônio e qual a sua importância?
O que é a camada de ozônio e qual a sua importância?
O ozônio (O3) é um dos gases minoritários mais importantes que, embora encontrado em toda a atmosfera, concentra-se (cerca de 90% do total) na região entre 20 e 35 km de altitude. ... Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos.
Qual a importância da camada de ozônio?
- Qual a sua importância? A camada de ozônio é de fundamental importância para a vida em nosso planeta, se ela não existisse teríamos muitos problemas, pois as plantas teriam a sua capacidade de fotossíntese reduzida e a Terra não teria proteção contra os raios Ultravioleta B, aumentando assim os casos de câncer de pele, catarata, alergias, ...
Qual o ponto negativo do gás ozônio?
- Um ponto negativo em relação ao gás ozônio é que, na troposfera (camada atmosférica mais próxima da superfície terrestre), ele também está presente, mas em menor quantidade, e participa do smog fotoquímico, ou seja, participa de um fenômeno de poluição atmosférica.
Como ocorre a rarefação na camada de ozônio?
- A rarefação na camada de ozônio faz parte de um processo que ocorre frequentemente na Terra durante certas épocas do ano. A ocorrência desse fenômeno é comum nas regiões polares do Ártico e Antártida, pois o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio.
Será que o ozônio é fragmentado?
- Quando os raios ultravioleta entram em contato com o ozônio, ele é fragmentado em moléculas de oxigênio. Essas moléculas se fundem novamente, resultando em ozônio. Trata-se um ciclo contínuo de autorrenovação da camada protetora do nosso planeta.