adplus-dvertising

O que é o gás ozônio?

Índice

O que é o gás ozônio?

O que é o gás ozônio?

O ozônio (O3) é um dos gases minoritários mais importantes que, embora encontrado em toda a atmosfera, concentra-se (cerca de 90% do total) na região entre 20 e 35 km de altitude. ... Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos.

Qual é a fórmula química do ozônio como ela pode ser formada na atmosfera?

O ozônio é um gás de cor azul claro de fórmula O3. ... Esse oxigênio molecular se liga a uma molécula de oxigênio dando origem ao ozônio. O ozônio pode ser usado também para a purificação de água.

O que ozônio pode causar?

Os efeitos do ozônio como poluente são muitos e prejudiciais: o crescimento das plantas é abalado, diminuindo a produção agrícola; para os seres vivos, o ozônio em alta concentração provoca irritação nos olhos e vias respiratórias, diminui a capacidade pulmonar, intensifica problemas cardiovasculares, além de aumento ...

Faz mal cheirar ozônio?

A exposição acima de 3 ppm pode causar sintomas como: dificuldades respiratórias, tosse, choque, batimento cardíaco irregular, vertigem, alterações no campo visual, queda de pressão sanguínea, dores no peito e no corpo. A inalação de mais de 20 ppm por 1 hora ou 50 ppm por 30 minutos pode ser fatal.

Qual é a fórmula química do ozônio?

  • Qual é a fórmula química do ozônio e como o ozônio se forma na atmosfera? O ozônio é um composto químico simples que contém apenas átomos de oxigênio, e seus efeitos dependem de onde ele ocorre na atmosfera.

Como é liberada a molécula de ozônio?

  • Essa molécula era liberada na atmosfera e seguia intacta até chegar a camada de ozônio. Uma vez lá, os mesmos raios ultravioletas responsáveis pela produção do ozônio, atacavam essas moléculas liberando o Cloro. Esse cloro ataca a molécula de ozônio, revertendo sua reação de formação e gerando oxigênio.

Qual a concentração de ozônio?

  • A concentração de ozônio é resultado de sua alta reatividade: um equilíbrio entre a sua produção e destruição gerando uma camada de alta e baixa concentração.

Por que o ozônio é extremamente reativo?

  • Por ser extremamente reativo, o ozônio se transforma em um elemento tóxico capaz de atacar proteínas, destruir microorganismos e prejudicar o crescimento de vegetais. Ele é produzido naturalmente na estratosfera pela ação fotoquímica dos raios ultravioleta sobre as moléculas de oxigênio, e é benéfico.

Postagens relacionadas: