adplus-dvertising

O que é o objeto perdido?

Índice

O que é o objeto perdido?

O que é o objeto perdido?

Ouça em voz altaPausarO objeto ausente pode ser substituído por outro objeto externo ou por um objeto parcial, a partir do próprio objeto externo (o seio) como algo do próprio corpo (dedo). O objeto pode ser incorporado, pode ser introjetado como processo psíquico, pode ser objeto de identificação e pode ser internalizado.

O que é o objeto para Freud?

Ouça em voz altaPausarConsiderando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.

Como se dá a constituição do sujeito?

Ouça em voz altaPausarO sujeito em psicanálise diz do sujeito do inconsciente, só existe sujeito se existir falta, é ela que funda o sujeito e ela só aparece se hou- ver a separação desse Outro. É na separação que se funda o inconsciente, ocorre uma sepa- ração entre o Eu e o Sujeito.

O que é teoria do sujeito?

Ouça em voz altaPausarOutra teoria que contesta as postulações anteriores acerca do sujeito é a psicanálise freudiana que descortina para o mundo a “lógica” própria do inconsciente que apresenta o homem como um ser descentrado de si próprio.

Qual o significado da letra Lacan?

  • Lacan usou a letra a como um valor lógico, baseando-se na álgebra. Trata-se de um conceito que aplicou para metaforizar a perda, pois concebe o sujeito como imiscuído entre o desejo, o outro, o gozo, o amor e a angústia. Por isso, é difícil soltá-lo para o sujeito, já que, em troca, ele deverá pagar o preço da perda.

Qual a biografia de Jacques Lacan?

  • Se existem algumas obras que tratam da vida de Lacan, sua biografia tem como fonte principal o trabalho da historiadora da psicanálise Élisabeth Roudinesco, “Jacques Lacan, Esboço de uma vida, história de um sistema de pensamento”, lançado na França em 1993.

Quais são as relações de objeto?

  • Em seguida, de acordo com Miller, Melanie Klein ‘localiza o objeto parcial no centro de economia psíquica … e Winnicott vislumbrava como o objeto de transição .’ Essa longa pré-história das relações de objeto ‘é o que Lacan resume, condensa, justifica e constrói com objeto a .’

Postagens relacionadas: