Como é feito o asfalto de borracha?
Índice
- Como é feito o asfalto de borracha?
- Como é feito o asfalto ecológico?
- Como funciona o processo de reciclagem de pneus para o asfalto?
- Quais as vantagens do asfalto-borracha?
- Quanto custa o asfalto borracha?
- Como pode ser utilizada a borracha reciclada em revestimentos de pavimentos?
- O que é o asfalto ecológico?
- O que é pavimentação ecológica?
- O que fazer com pneus reciclados?
- Como transformar a borracha dos pneus em asfalto?
- Como são fabricados os pneus?
- Como é feito o asfalto-borracha?
- Quais são os ingredientes do pneu?

Como é feito o asfalto de borracha?
COMO É FEITO De acordo com o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Greca Asfaltos, o asfalto-borracha é feito por meio da incorporação da borracha moída de pneus ao concreto asfáltico de petróleo (CAP) aquecido em reatores específicos.
Como é feito o asfalto ecológico?
Basicamente, o material é produzido a partir da mistura de pó de borracha (pois o pneu é moído) e cimento asfáltico de petróleo (CAP). O resultado é um asfalto que proporciona maior nível de aderência ao veículo em comparação ao modelo convencional.
Como funciona o processo de reciclagem de pneus para o asfalto?
Processo de reciclagem e transformação de pneus em asfalto Em outras palavras, os pneus são triturados formando uma grande quantidade de borracha moída que é misturada em um reator industrial, juntamente com o ligante asfáltico, que combina a mistura de agregados e ligante, sendo enfim finalizada para o transporte.
Quais as vantagens do asfalto-borracha?
Oferece maior durabilidade: o pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional. Enquanto o de borracha dura em média 14 anos, o comum dura apenas 10 anos. 2. Tem maior aderência: isso ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuvas.
Quanto custa o asfalto borracha?
O asfalto-borracha custa R$ 1,4 mil por tonelada, frente aos R$ 1,1 mil do asfalto tradicional. "Há muitos benefícios, mas nem todas as empresas estão dispostas a arcar com o custo maior".
Como pode ser utilizada a borracha reciclada em revestimentos de pavimentos?
A borracha de pneus moída pode ser utilizada como material para pavimentação por meio do composto do ligante asfáltico antes da adição do agregado (processo úmido) ou como parte do agregado (processo seco). Neste trabalho, estuda-se o comportamento do ligante asfalto borracha (processo úmido) (ODA, 2015).
O que é o asfalto ecológico?
O asfalto ecológico é caracterizado pela adição de pó de borracha de pneus ao ligante asfáltico.
O que é pavimentação ecológica?
A pavimentação ecológica poderá ser executada com blocos de concreto do tipo intertravado, rejuntados com materiais permeáveis; blocos vazados preenchidos com grama; asfalto poroso; ou concreto poroso. ...
O que fazer com pneus reciclados?
A maioria dos pneus velhos é reformada e retorna à sua fábrica de origem. Depois da coleta, o aço é retirado dos pneus inservíveis e eles são, então, triturados e encaminhados para empresas que produzem materiais a partir da borracha em pequenos pedaços.
Como transformar a borracha dos pneus em asfalto?
- Uma solução simples, mas eficiente, aplicada pelo Consórcio Univias pode mudar completamente essa realidade: transformar a borracha dos pneus em asfalto. A tecnologia existe no Estados Unidos, na Europa e na África do Sul desde 1960, mas chegou ao Brasil em 2001.
Como são fabricados os pneus?
- Como são fabricados os pneus? O senso comum diria que basta pegar uma borracha e prensá-la de acordo com o tamanho de roda que a gente quer, certo? Hoje em dia, a coisa é mais complicada.
Como é feito o asfalto-borracha?
- Para composição do asfalto-borracha, os técnicos usam o pneu triturado bem fino. O pó de borracha é, então, misturado ao asfalto e, depois, são acrescentadas britas. Está pronto o asfalto ecológico, como o material ficou conhecido.
Quais são os ingredientes do pneu?
- Segundo, porque a lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço. Juntando essas substâncias com a borracha especial, os fabricantes conseguem produzir seis componentes diferentes, que serão usados para compor cada uma das partes do pneu (veja quais são e para que servem abaixo).