adplus-dvertising

O que é neologismo na língua portuguesa exemplos?

Índice

O que é neologismo na língua portuguesa exemplos?

O que é neologismo na língua portuguesa exemplos?

Atribuição de um novo significado a palavras que já existem na língua. Exemplos: quadrado, gato, laranja, mico, grampo, provedor, mala, ficar, barraco, bofe, zebra etc. Leia também: Quais são os processos de formação das palavras?

Como ocorre a introdução dos neologismos na língua portuguesa?

  • A introdução dos neologismos nos conjuntos de palavras da língua portuguesa está acontecendo com frequência. Assim como acontece com algumas palavras ou expressões, que antes faziam parte do léxico da língua e hoje não são mais usadas, essas expressões acabam virando arcaísmos.

Como surgem os neologismos na língua?

  • Permanente: surge rapidamente, mas por ser muito utilizada, acaba por se estabelecer de vez no idioma e se tornar parte do léxico: deletar. Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação e sufixação.

Qual o significado da palavra neologismo?

  • O próprio significado da palavra neologismo o define: nova palavra. Os neologismos são muito comuns na mídia e também com os recém-chegados como, por exemplo, a internet. Nesta, encontramos vários termos que acabaram se tornando cotidianos em nosso vocabular: deletar, printar, escanear, mouse, site e etc.

Quais são os neologismos na literatura?

  • Exemplos de neologismo na música: caetanear, djavanear etc.; Exemplos de neologismo na literatura: “Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? Amar e esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? Sempre, e até de olhos vidrados, amar?”

Postagens relacionadas: