O que é a dialética no serviço social?

O que é a dialética no serviço social?
A perspectiva dialética consiste antes de tudo num modo de ver a vida, em primeiro lugar como movimento permanente, como processo , o que precisa ser contemplado na análise das formas e fenômenos sociais, superando uma visão estagnada de estados, na medida em que se reconhece o movimento como provisório e que,portanto, ...
O que é o método dialético em Marx?
O método em Marx é um movimento dialético que parte da sua concepção ontológica da realidade social, em que o ser social produz suas próprias condições objetivas e subjetivas de existência e, por isso, teoria, método e concreto social constituem uma unidade metodológica.
Como escolher o método dialético?
- Também é interessante entender que, ao optar pela utilização do método dialético, deve-se levar em consideração as duas características essenciais dele. (OLIVEIRA, 2018). Segundo Richardson (2017), os argumentos da dialética dividem-se em três partes: a tese, a antítese e a síntese.
Quem foi o fundador do método dialético?
- Por um lado, Zenão de Eleia (c. 490-430 a.C.) e, de outro, Sócrates (469-399 a.C.) tem atribuídos a si, a fundação do método dialético. Mas, sem dúvida, foi Sócrates quem tornou célebre o método desenvolvido na filosofia antiga, que influenciou todo o desenvolvimento do pensamento ocidental.
Qual era o conceito de dialética?
- Para ele, o método do diálogo era a forma pela qual a filosofia se desenvolvia, construía conceitos e definia a essência das coisas. Hoje em dia, o conceito de dialética tornou-se a capacidade de se perceber a complexidade e, mais que isso, as contradições que constituem todos os processos.
Quais são os argumentos da dialética?
- Argumentos do Método Dialético . Segundo Richardson (2017), os argumentos da dialética dividem-se em três partes: a tese, a antítese e a síntese. a) Tese: refere-se a um argumento que se expõe para ser impugnado ou questionado. b) Antítese: é o argumento oposto à proposição apresentada na tese.