O que era o método indutivo?

O que era o método indutivo?
O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. ... Sua teoria era que através da observação e do raciocínio indutivo, seria possível ter uma experimentação e, a partir dela, chegaria a uma conclusão provável.
Como nasceu o método indutivo?
- Veja também: Método Científico. Francis Bacon e o Método Indutivo. O filósofo inglês Francis Bacon (1561- 1626) foi responsável pela criação do método indutivo no século XVII. Aliado ao conceito de Empirismo, Bacon definiu um método de investigação baseado na observação dos fenômenos naturais.
Como pode ser aplicado o método indutivo?
- Neste caso, o método indutivo também pode ser aplicado como forma de gerar novos conhecimentos. Dessa forma, a conclusão pode ser um resultado que não estava previsto na premissa, ou seja, na ideia inicial. Neste caso, a pesquisa partiu da ideia verdadeira que cão, gato e pássaro são mortais e conclui que todos os animais são mortais.
Qual a diferença entre o método indutivo e o dedutivo?
- A diferença, no entanto, é que no método indutivo, essa conclusão pode ser ou não verdadeira. Isso porque, ele extrapola os limites das premissas. Por sua vez, no método dedutivo, a conclusão é extraída das próprias premissas. Por isso, o método indutivo é chamado de "ampliativo", enquanto, o dedutivo de "não ampliativo".
Quem foi o inventor do método indutivo?
- O filósofo inglês Francis Bacon (1561- 1626) foi responsável pela criação do método indutivo no século XVII. Aliado ao conceito de Empirismo , Bacon definiu um método de investigação baseado na observação dos fenômenos naturais.