adplus-dvertising

Qual é o significado do mito da caverna?

Índice

Qual é o significado do mito da caverna?

Qual é o significado do mito da caverna?

Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna é um diálogo platônico que alude à preponderância do conhecimento racional sobre o conhecimento vulgar. ... Trata-se de um diálogo travado entre Glauco e Sócrates, em que este conta uma história a Glauco para falar-lhe sobre o conhecimento humano.

Como funciona o mito da caverna?

  • De tanto pensar sobre a condição humana, Platão escreveu o Mito da Caverna, uma metáfora para explicar como funciona a ignorância em cada indivíduo. Além do nome de Mito da Caverna, há outros dois nomes que remetem ao mesmo tema: a Alegoria da Caverna e a Parábola da Caverna.

Qual o significado da caverna?

  • Caverna: Prisão, seja da inteligência que não consegue ir longe ou do corpo preso aos sentidos. Sobras da caverna: Conhecimento imperfeito, distorcido, preconceitos, mentiras. Luz do Sol: Filosofia, conhecimento verdadeiro, iluminação da verdade.

Quem vivia em uma caverna?

  • Segundo narra, um grupo de pessoas vivia em uma enorme caverna desde que nasceram. Eles tinham todo o seu corpo amarrado por correntes e que, por isso, não podia se mexer e muito menos olhar ao redor. Os mesmos eram obrigados a olhar única e fixamente para uma parede escura e vazia.

Por que a caverna é o lugar comum?

  • A caverna em si é o lugar do senso comum, já a luz é uma analogia ao conhecimento, que a principio incomoda, mas serve para trazer novas perspectivas. A partir disso, entende-se que o fugitivo é aquele que vai além do que ele conhece e desenvolve criticidade.

Postagens relacionadas: