O que é subsidência geografia?
Índice
- O que é subsidência geografia?
- O que é afundamento e colapso?
- O que significa a palavra subsidência?
- Qual a causa mais comum de subsidência?
- Quais os tipos de subsidência na superfície terrestre?
- Quais são os exemplos de subsidência de água no solo?
- Como a subsidência pode causar danos meteorológicos?

O que é subsidência geografia?
Em geologia, geografia e topografia subsidência refere-se ao movimento de uma superfície (geralmente a superfície da Terra) à medida que ela se desloca para baixo relativamente a um nível de referência, como seja o nível médio do mar.
O que é afundamento e colapso?
O processo de subsidência corresponde ao movimento, relativamente lento, de afundamento de terrenos, devido à deformação ou deslocamento de direção, essencialmente, vertical descendente. O colapso apresenta a mesma definição, porém apresenta-se como um movimento brusco do terreno (Infanti Jr & Fornasari Filho 1998).
O que significa a palavra subsidência?
substantivo feminino Meteorologia Descida lenta, sobre uma região extensa, de uma massa de ar que, acompanhada geralmente de divergência horizontal nas camadas inferiores, se aquece por compressão.
Qual a causa mais comum de subsidência?
- Subsidência em meteorologia. A causa mais comum de subsidência na atmosfera terrestre são as baixas temperaturas: à medida que o ar arrefece, torna-se mais denso e move-se em direcção ao solo, do mesmo modo que o ar quente é menos denso e portanto sobe. A subsidência geralmente ...
Quais os tipos de subsidência na superfície terrestre?
- Tipos de subsidência na superfície terrestre. Ocorre comumente em cavidades feitas pelo Homem, como túneis, poços e pedreiras subterrâneas. Também é frequente em terrenos de karst, em que a dissolução do calcário causada pelo fluxo de água subterrânea leva à formação de grutas.
Quais são os exemplos de subsidência de água no solo?
- Exemplos de subsidência por diminuição da quantidade de água no solo são a subsidência de grande parte da Cidade do México e de zonas situadas à superfície sobre o Aquífero de Ogallala, nos Estados Unidos .
Como a subsidência pode causar danos meteorológicos?
- A subsidência pode também causar fenómenos meteorológicos de menor escala, como a neblina matinal. Um exemplo de subsidência extrema é o das rajadas descendentes, que podem provocar danos semelhantes aos de tornados.