O que é o método de TEACCH?
Índice
- O que é o método de TEACCH?
- Quem pode aplicar o método TEACCH?
- Como trabalhar o método Teacch?
- Quais são as bases epistemológicas do teacch?
- Como aplicar o método Teacch?
- Quais os princípios do modelo TEACCH?
- Quais são as principais bases do TEACCH®?
- Como funciona o TEACCH na sala de aula?
- Quais são os pontos de apoio do TEACCH?

O que é o método de TEACCH?
O Método TEACCH (Treatmentand of Autisticand Related Communication Handicapped Children), que traduzido em português significa Tratamento em Educação para Autista e Crianças com Deficiências Relacionadas à Comunicação, é um programa de intervenção terapêutica educacional e clínico, conforme afirma Schwsraztman (1995).
Quem pode aplicar o método TEACCH?
Quais profissionais podem trabalhar com TEACCH®? O uso do TEACCH® não é exclusivo de nenhuma área, é um modelo generalista. Profissionais diversos que atuam com crianças com autismo podem se valer do programa. Aliás, quanto mais combinado for o uso dela pela equipe que atende a criança, melhor.
Como trabalhar o método Teacch?
O método TEACCH utiliza uma avaliação denominada PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado) para avaliar a criança e determinar seus pontos fortes e de maior interesse, e suas dificuldades, e, a partir desses pontos, montar um programa individualizado.
Quais são as bases epistemológicas do teacch?
Suas bases teóricas são a Teoria Behaviorista e a Psicolinguística. ... Assim, a teoria comportamental e a psicolinguística – bases epistemológicas do TEACCH – convergem para uma prática funcional e pragmática. Além disso, o entendimento da condição neurobiológica da Síndrome é fundamental neste modelo.
Como aplicar o método Teacch?
O método TEACCH utiliza uma avaliação denominada PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado) para avaliar a criança e determinar seus pontos fortes e de maior interesse, e suas dificuldades, e, a partir desses pontos, montar um programa individualizado.
Quais os princípios do modelo TEACCH?
- Tem como princípios que o ambiente organizado, o ensino estruturado e a previsibilidade contribuem para melhorar o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com autismo. O modelo TEACCH dá a estrutura e a organização necessária para que a pessoa autista compreenda o seu ambiente e tenha autonomia em casa, no trabalho e na escola.
Quais são as principais bases do TEACCH®?
- Confira: 1.Quais são as principais bases do TEACCH®? Basicamente, esse modelo tem como princípios que o ambiente organizado, o ensino estruturado e a previsibilidade (o que fazer, onde fazer, como fazer, o que fazer em seguida) favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com autismo.
Como funciona o TEACCH na sala de aula?
- Isto mostra ao aluno que ele deve sentar naquele local e ler ou manusear aquele livro. O TEACCH, na sala de aula, deve proporcionar um espaço para atividades dirigidas e livres, prever um trabalho individual (onde se aprende coisas novas) e um local de trabalho independente (ode se realiza tarefas conhecidas sem interferência e autonomia).
Quais são os pontos de apoio do TEACCH?
- Segundo Lewin e Leon (1995), os pontos de apoio do TEACCH seriam: uma estrutura física bem delimitada, com cada espaço para a função; atividades com sequências e que as crianças saibam o que se exige delas, uso direto de apoio visual. Conforme for reavaliando-se cada criança consegue-se ir mudando suas rotinas para que ela vá se desenvolvendo.