O que significa Didática Magna e quem foi o responsável explique?

O que significa Didática Magna e quem foi o responsável explique?
Esse termo, “didática” foi estabelecido por Comenius (Jan Amos Komensky) em sua obra Didática Magna (1657), e originalmente significa “arte de ensinar”. Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia a responsável por “como” ensinar.
O que a didática Magna afirmava?
A Didáctica Magna marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. ... No livro, o pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza.
Quem foi o criador da didática?
Comênio Comênio, o pai da didática moderna.
Quem é o pai da didática moderna?
- O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII. A didática se configura simultaneamente em ensino e aprendizagem, ela pode ser pensada a partir do ensino, planejamento e avaliação.
Quem são os principais defensores da didática?
- Entre seus principais defensores encontram-se Anisio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Cecília Meireles . Nesse período, a didática assumiu o enfoque teórico numa dimensão denominada tecnicista, e deixou o enfoque humanista centrado no processo interpessoal, para uma dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem.
Qual a didática do ensino?
- A didática, segundo Libâneo (2012), tem como objeto de estudo o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a apropriação das experiências humanas e sociais e historicamente desenvolvidas.
Qual a dimensão da didática na era industrial?
- Nesse período, a didática assumiu o enfoque teórico numa dimensão denominada tecnicista, e deixou o enfoque humanista centrado no processo interpessoal, para uma dimensão técnica do processo ensino-aprendizagem. A era industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo.