Qual os movimentos respiratórios?
Índice
- Qual os movimentos respiratórios?
- Qual é o músculo responsável pelos movimentos respiratórios?
- Quais são os movimentos de inspiração e expiração?
- Qual a diferença entre inspiração e expiração nos movimentos respiratórios?
- Como funciona o processo de expiração?
- Quando ocorre a inspiração e a expiração?

Qual os movimentos respiratórios?
Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico.
Qual é o músculo responsável pelos movimentos respiratórios?
Os verdadeiros músculos da parede torácica preenchem os espaços entre as costelas e atuam nelas, elevando ou abaixando, e são denominados músculos intercostais. O diafragma está localizado entre o tórax e o abdômen, e sua movimentação permite que os pulmões se expandam durante a inspiração.
Quais são os movimentos de inspiração e expiração?
- Movimentos de inspiração e expiração. Ilustração: OpenStax College [ CC-BY-3.0 ], via Wikimedia Commons Até chegar aos alvéolos pulmonares o ar passa pelo seguinte caminho: narinas (nariz), fossas nasais, faringe, laringe , traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.
Qual a diferença entre inspiração e expiração nos movimentos respiratórios?
- Entenda a diferença entre inspiração e expiração e como ocorrem esses movimentos respiratórios.
Como funciona o processo de expiração?
- No processo de expiração, há um processo inverso ao da inspiração: o diafragma e os músculos intercostais relaxam-se. Com isso, a caixa torácica diminui seu volume, o que provoca a contração dos pulmões e o aumento da pressão intrapulmonar. Com o aumento da pressão, o ar é forçado para fora (Veja a figura a seguir).
Quando ocorre a inspiração e a expiração?
- Quando ocorrem naturalmente, a inspiração e a expiração se dão com a contração e o relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais. Na inspiração, o diafragma se contrai e abaixa e as costelas se contraem e se elevam. Isso aumenta a caixa torácica, diminui a pressão interna e força a entrada do ar nos pulmões.