Qual a diferença do movimento orogênese e epirogênese?

Qual a diferença do movimento orogênese e epirogênese?
Orogênese se caracteriza por produzir movimentos horizontais, enquanto a epirogênese se caracteriza por originar movimentos verticais.
O que é Epirogênese o que se origina deste processo?
Epirogênese é um conjunto de processos que resultam no movimento das placas tectônicas, no sentido ascendente ou descendente. Além disso, atinge vastas áreas continentais de forma lenta, ocasionando regressões e transgressões marinhas e terremotos.
Qual o significado da palavra orogênese?
- Orogénese (pt) ou orogênese (pt-BR) (do grego: Oros, montanha; e genesis, formação), ou ainda orogenia, é o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois [1]), ou seja, pela deformação ...
Quais são os resultados dos movimentos orogênicos?
- Os resultados dos movimentos orogênicos são a formação de grandes cadeias de montanhas e cordilheiras, uma vez que o encontro entre as placas provoca o soerguimento do relevo terrestre. Além disso, a orogênese provoca, também, o surgimento de vulcões e falhas geológicas, grandes responsáveis pelos abalos sísmicos e terremotos.
Qual a diferença entre epirogênese e orogênese?
- Nesse sentido, existem dois tipos de movimentos denominados de epirogênese e orogênese. Epirogênese é uma expressão criada por Gilbert, em 1890, a denominação teve como objetivo principal designar o fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical.
Qual a relevância do crescimento do Orógeno?
- Desde finais dos anos 1990, por exemplo, desenvolveu-se a ideia de que o crescimento do orógeno e sua deformação interna é sensível à distribuição superficial da erosão, controlada pelo clima, mas não existe ainda consenso sobre a relevância deste efeito.