O que é limite transformante de placas tectônicas?

O que é limite transformante de placas tectônicas?
Na teoria de placa tectônica, limite transformante, é um tipo de limite entre placas tectónicas, em que estas deslizam e roçam uma pela outra, ao longo de uma falha transformante, não havendo geralmente nem destruição nem criação de crosta.
Quais são os limites transformantes mais conhecidos?
- No entanto, os limites transformantes mais conhecidos situam-se em terra, Um exemplo deste tipo de limite de placas e o complexo da falha de Santo André, localizado na costa oeste da América do Norte o qual faz parte de um complexo sistema de falhas desta região.
Como ocorre o movimento convergente?
- No movimento Convergente as placas se movem uma em direção à outra, aproximando-se e tendendo a se chocarem. A continental é mais grossa e dura, então se enruga formando dobras. Essas dobras originam Cadeias montanhosas e Cordilheiras, como a dos Andes no Chile que foi formada pela convergência entre a placa Sul-Americana e a de Nazca.
Quais são as falhas transformantes?
- As chamadas “Falhas transformantes são observadas, salvo raras exceções, em crosta oceânica, e as falhas transcorrentes são típicas de crosta continental”, ambas como movimento lateral das placas de uma em relação a outra. A falha mais conhecida é a falha de San Andreas, na costa oeste do Estados Unidos da América.
Como funciona o movimento divergente?
- No movimento Divergente as placas se movem em direções contrárias ou opostas, afastando-se cada vez mais. Quando elas afastam muito, surgem fendas muito profundas que atingem o manto. Assim, ele encontra um canal para expelir lava. Com isso, a lava expelida chega à superfície e se solidifica, formando um tipo de rocha conhecida como basalto.