adplus-dvertising

O que é mito e o que é ciência?

Índice

O que é mito e o que é ciência?

O que é mito e o que é ciência?

O mito, sob a forma de especulações teóricas, é a argamassa que aglutina muitos dos tijolos das descobertas científicas. Ou, poderíamos dizer, é a matéria escura que aglutina o universo do conhecimento científico. É claro que a própria matéria escura constitui um exemplo de "mito" científico.

Como o mito se relaciona com a ciência?

O mito encontra-se presente no discurso científico, alimentando seus encantos e desencantos, as suas contradições. A vontade de se superar o mito, na sua positividade, faz-se presente na ciência quando esta recorre às perspectivas criacionistas (Big-Bang, Teoria do Caos etc.)

Por que o mito não é uma explicação científica?

A verdade do mito, contudo, não obedece nem à lógica, nem à verdade empírica, muito menos à verdade científica. O pensamento mitológico é verdade intuída, que não necessita de provas para ser aceita. É, portanto, uma intuição compreensiva da realidade, uma forma espontânea do homem situar-se no mundo.

Qual a influência dos mitos na atualidade?

As influências do mito Em cada povo e civilização, os mitos são fonte de inspiração para as mais diversas obras de arte, assim como as fantasias e criações imaginárias dos sonhos são também estímulos à atividade artística.

Qual o conceito de mito para a filosofia?

  • O Conceito de Mito para a Filosofia. Considerados há muito tempo como antagônicos, mito e filosofia protagonizam atualmente uma (re)conciliação. Desde os primórdios, a Filosofia, busca do saber, é entendida como um discurso racional que surgiu para se contrapor ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e que serviu como base de sua Paideia ...

Qual o significado da palavra mito?

  • A palavra mito é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito. Assim, Homero (Íliada e Odisseia) e Hesíodo (Teogonia e Dos trabalhos e dos Dias) são considerados os educadores da Hélade (como se chamava a Grécia) por excelência, ...

Por que a ciência é um saber?

  • Dito de outro modo, embora o homem deseje conhecer a fundo o mundo em que vive, ele sempre dependerá do aperfeiçoamento de métodos e técnicas de interpretação. A ciência é realmente um saber, mas que também é histórico e sua validade prática depende de como foi construído argumentativamente.

Como devemos confundi-la com ciência?

  • Então, nunca devemos confundi-la com ciência, que é a posse de um saber construído historicamente, isto é, determinado pelas condições do seu tempo.

Postagens relacionadas: