adplus-dvertising

O que é a cultura do hip hop?

Índice

O que é a cultura do hip hop?

O que é a cultura do hip hop?

Hip Hop é uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. Dos Estados Unidos, a cultura hip hop se espalhou pelo mundo.

Qual a principal característica do hip hop no Brasil?

O hip hop é composto por 4 manifestações: MCing, que anima a festa com rimas, a instrumentação de DJs, a dança do breakdance e o famoso grafiti. A principal caracteristica do hip hop é a forma de reinvindicar a voz e o espaço da periferia.

Como é conhecido o hip hop no Brasil?

Na década de 80 surgiu o movimento Hip Hop no Brasil. Este nome ainda não era muito conhecido entre o povo daquela época, o Break Dance era mais conhecido popularmente, pois era a “febre” do momento.

Quais as bases da cultura do hip hop?

A cultura hip hop foi iniciada nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura o rap, o DJing, breakdance e o graffiti.

Por que o movimento hip hop é um movimento social?

  • Para Elaine Andrade (1999, p.89) o " Hip Hop sendo um movimento social, permite aos jovens desenvolver uma educação política e, conseqüentemente, o exercício do direito à cidadania". Este estudo é devotado a esta forma de expressão, com o objetivo de avaliar o Movimento Hip Hop enquanto possível forma de contestação social e política.

Quais são os grupos de hip hop no Brasil?

  • Além do quê, cada vez mais os grupos brasileiros procuram incorporar ingredientes nacionais e locais ao Movimento. Como exemplo, em Curitiba temos o Hip Hop Pinhão. O Hip Hop no Brasil despontou na periferia de São Paulo e desenvolveu-se ao longo dos anos 80, mas tornou-se popular somente na década de 90.

Quais as origens do hip hop brasileiro?

  • Apesar de ter suas origens norte-americanas, o Hip Hop feito no Brasil tornou-se totalmente distinto e independente, pois as questões sociais são diferentes. Além do quê, cada vez mais os grupos brasileiros procuram incorporar ingredientes nacionais e locais ao Movimento. Como exemplo, em Curitiba temos o Hip Hop Pinhão.

Qual a diversidade de estilos do hip hop?

  • As entrevistas e leituras sobre o Hip Hop mostraram que o Movimento como arte e cultura inseridas na sociedade de massas traz em si inúmeras contradições e conflitos, como uma grande diversidade de estilos e uma ambígua relação com a mídia. A variedade de estilos reflete a forma de cada participante expressar seu protesto.

Postagens relacionadas: