Quais os objetivos da luta antimanicomial?
Índice
- Quais os objetivos da luta antimanicomial?
- O que é a lei Antimanicomial?
- Qual a importância da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial?
- Quais são os objetivos específicos da Política Nacional de Atenção Psicossocial?
- Como foi o início da reforma psiquiátrica?
- Onde nasceu a luta antimanicomial?

Quais os objetivos da luta antimanicomial?
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, idéia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.
O que é a lei Antimanicomial?
A lei Antimanicomial, que traz regras de proteção e define os direitos das pessoas com transtorno mental, completa 17 anos. ... A Lei 10. estimula a permanência do doente mental em casa, recebendo tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial, Caps, por exemplo.
Qual a importância da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial?
“A reforma psiquiátrica e o movimento da luta antimanicomial foram de suma importância para a mudança da atenção às pessoas com sofrimento mental e aos usuários de álcool e outras drogas.
Quais são os objetivos específicos da Política Nacional de Atenção Psicossocial?
Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Como foi o início da reforma psiquiátrica?
No Brasil, tal movimento inicia-se no final da década de 70 com a mobilização dos profissionais da saúde mental e dos familiares de pacientes com transtornos mentais. Esse movimento se inscreve no contexto de redemocratização do país e na mobilização político-social que ocorre na época.
Onde nasceu a luta antimanicomial?
Tal movimento inicia-se na Itália, mas tem repercussões em todo o mundo e muito particularmente no Brasil. Nesse sentido, inicia-se o movimento de Luta Antimanicomial que nasce profundamente marcado pela ideia de defesa dos direitos humanos e de resgate da cidadania dos que carregam transtornos mentais.