Como calcular o momento de inércia de uma viga?
Índice
- Como calcular o momento de inércia de uma viga?
- Como calcular o momento de inércia de um retângulo?
- Como calcular momento de inércia de Seção I?
- Como calcular o momento de inércia de um cilindro oco?
- Qual é o momento de inércia?
- Quais são as forças internas da viga?
- Qual o posicionamento dos pilares em relação às vigas?
- Como determinar a inclinação de uma viga ou eixo?

Como calcular o momento de inércia de uma viga?
Momento de Inércia de Pilares e Vigas I
- Altura da Alma - H (m)*
- Espessura da Alma - B (m)*
- Largura do Banzo - b (m)*
- Espessura do Banzo - h (m)*
Como calcular o momento de inércia de um retângulo?
Nesse caso, a fórmula aplicada para o cálculo do momento de inércia do retângulo é constituído pelos seguintes aspectos: I = b . h³ / 12. Sendo assim, temos que a inércia é igual a base multiplicada pela altura ao cubo divididos pelo número 12.
Como calcular momento de inércia de Seção I?
O momento de inércia ou também conhecido como o segundo momento de inércia é determinado pela seguinte formula geral....J = (Ix+Iy)
- J – Momento polar de inercia.
- Ix – Momento de inercia segundo x.
- Iy – Momento de inercia segundo y.
Como calcular o momento de inércia de um cilindro oco?
Em um cilindro uniforme, o momento de inércia é calculado partindo de seu eixo central, ou seja, o eixo que passa por dentro do cilindro. Para calcular esse momento de inércia é necessário aplicar a seguinte fórmula: I = 1/2 m R².
Qual é o momento de inércia?
- Ela é denominada momento de inércia. Assim como um corpo massivo apresenta sua tendência de permanecer em seu estado inicial de movimento com uma velocidade constante, que inclusive pode ser zero, no caso em que o somatório das forças atuantes é nulo, também existe uma resistência à mudança no movimento rotacional.
Quais são as forças internas da viga?
- Numa viga em flexão pura, as forças internas em qualquer secção da viga são forças distribuídas cujas intensidades variam linearmente com a distância yentre o elemento 'Ae um eixo baricêntrico: ' 'Fky A A resultante de todas as forças elementares 'Fé:
Qual o posicionamento dos pilares em relação às vigas?
- O posicionamento dos pilares em relação às vigas é imprescindível, visto que estes elementos conferem rigidez ao pórtico. Destas características, destacamos sobretudo o seu posicionamento e a sua orientação em relação às vigas. O número de pilares em um pórtico, por exemplo, aumenta a sua rigidez significativamente.
Como determinar a inclinação de uma viga ou eixo?
- Antes de determinar a inclinação ou o deslocamento em um ponto de uma viga ou eixo, geralmente convém traçar um rascunho da forma defletida da viga quando carregada, de modo ‘a visualizar’quaisquer resultados calculados e, com isso, fazer uma verificação parcial desses resultados.