adplus-dvertising

É o modo imperativo?

Índice

É o modo imperativo?

É o modo imperativo?

O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da língua portuguesa, assim como o modo indicativo e o modo subjuntivo. O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.

Qual é a característica principal do modo imperativo?

O modo imperativo é um modo verbal utilizado para exprimir uma atitude de ordem, conselho, convite ou solicitação. Os outros modos verbais são: indicativo e subjuntivo.

Qual o significado do imperativo?

  • No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica. O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente.

Como o imperativo é formado?

  • O imperativo é formado de uma maneira diferente dos demais modos. a) No imperativo, não existe a primeira pessoa do singular (eu). b) O imperativo é indeterminado em tempo. Supõe-se que, como se trata de uma ordem, a ação se dará no futuro.

Qual o principal erro na utilização do imperativo?

  • O principal erro na utilização do imperativo está relacionado com a confusão existente entre a 2.ª pessoa do discurso (tu) e a 3.ª pessoa do discurso (você). A maioria dos brasileiros utiliza a 3.ª pessoa do discurso, mas utiliza o imperativo na 2.ª pessoa do discurso, havendo assim falta de uniformidade e coesão.

Qual a diferença entre o imperativo e o negativo?

  • O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos não existe flexão na 1.ª pessoa do singular (eu).

Postagens relacionadas: