O que são os modos verbais?

O que são os modos verbais?
Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada um desses tipos tem as suas características e particularidades, e você vai conhecê-las agora.
Quais são as expressões do verbo indicativo?
- No Modo Indicativo, o verbo expressa uma ação certeira, concreta e real; algo que de fato aconteceu, acontece, ou tem muitas chances de acontecer. Porém, ele não tem apenas o 3 clássicos tempos (presente, passado e futuro), há outros além para abarcar a maior parte das expressões que se queira fazer, veja:
Qual o futuro do indicativo?
- Futuro do presente. O futuro do presente do indicativo é empregado das seguintes maneiras: a) Indica ação posterior ao momento da enunciação; ação a ser realizada: Concluirei o curso de graduação no próximo ano. b) Em alguns contextos, pode indicar incerteza, dúvida, probabilidade: Ele terá 25 anos, no máximo.
Quais são os modos verbais?
- Os modos verbais podem ser separados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Flexão verbal de tempo: Presente, Pretérito e Futuro. Veja exemplos em frases. A Flexão de modo verbal é quando desejamos colocar alguma certeza, dúvida ou até quando queremos impor uma ordem.
Qual o modo de exprimir o verbo?
- No presente do modo indicativo, o verbo é empregado das seguintes formas: a) Exprime fato atual ou simultâneo ao momento da enunciação, podendo exprimir, também, fato recorrente: Eu gosto de ler os livros de Shakespeare. Eu almoço no restaurante da esquina todos os dias.