adplus-dvertising

O que causa o câncer na medula?

Índice

O que causa o câncer na medula?

O que causa o câncer na medula?

Na maioria das vezes, os tumores da medula espinhal são tumores secundários. Um tumor da medula espinhal é geralmente um câncer de pulmão, mama, próstata ou outro câncer que atingiu a coluna vertebral. Mas em alguns casos, os tumores da medula espinhal são causados ​​por um distúrbio genético, como a neurofibromatose.

Quais são as causas do mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo não tem uma causa específica, parecendo acontecer devido a alterações genéticas que afetam o funcionamento das células da medula óssea.

Qual sintoma de câncer de medula?

Alguns sinais, como fraturas, dor nos ossos, fadiga, infecções e redução da urina podem indicar a doença. O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias.

Quando é feito o diagnóstico de mieloma múltiplo?

  • Um diagnóstico de mieloma múltiplo é feito quando a biópsia ou o mielograma revelam um número anormalmente elevado de plasmócitos na medula óssea.

Quais são as paraproteínas do mieloma múltiplo?

  • Esses clones de anticorpos produzidos no mieloma múltiplo são chamados de paraproteínas ou proteínas M. Através de análises de sangue essas paraproteínas podem ser detectadas (explico mais à frente como é feito o diagnóstico). A existência de proteínas M, ou seja, de clones de anticorpos, recebe o nome de gamopatia monoclonal.

Qual a quimioterapia usada para tratar mieloma múltiplo?

  • Radioterapia, utilizada principalmente no tratamento de lesões sólidas (plasmocitomas). A quimioterapia inicial usada para tratar o mieloma múltiplo depende se você é considerado um candidato para o transplante de células-tronco e de seu perfil de risco individual.

Qual o principal sintoma do mieloma?

  • Portanto, como a lesão dos ossos é muito comum, o principal sintoma do mieloma costuma ser a dor óssea. Quando o osso acometido é uma ou mais vértebras da coluna vertebral, pode haver colapso da vértebra e compressão da medula nervosa (não confundir com a medula óssea).

Postagens relacionadas: