adplus-dvertising

Como funciona o Batuque?

Índice

Como funciona o Batuque?

Como funciona o Batuque?

O Batuque é uma religião onde se cultuam vários orixás, oriundos de várias partes da África, e suas forças estão em parte dentro dos terreiros, onde permanecem seus assentamentos e na maior parte na natureza: rios, lagos, matas, mar, pedreiras, cachoeiras etc., onde também invocam as vibrações de seus Orixás.

Qual é a ordem dos orixás?

Em qualquer terreiro, a entrada dos orixás na festa segue sempre a mesma seqüência da ordem do xirê. Depois de despachar Exu, o primeiro a entrar na roda é Ogum, seguido de Oxóssi, Oba- luaiê, Ossaim, Oxumaré, Xangô, Oxum, Iansã, Nanã, Iemanjá e Oxalá.

O que é obrigação no Batuque?

As obrigações das, quinzenas, são obrigações que duram normalmente dois ou três dias onde é feito a matança e os toques. Geralmente, um número não muito grande de pessoas fazem parte desta fase, que estão associadas a alguma data especial ou a obrigação de bori de filhos de santo do Ilê(casa).

Como Despachar um Orixa?

É comum, ao se chegar a uma entrada de uma casa de Candomblé, que uma filha da casa venha com uma quartinha com água e despeje esta água nos lados direito e esquerdo da entrada da casa. Este ato é para acalmar Exu e também para despachar qualquer mal que por ventura possa estar acompanhando esta pessoa.

São Pedro é o sincretismo?

Em relação ao sincretismo religioso, São Pedro corresponde, nas crenças do Candomblé, ao orixá Xangô. Ambos são símbolos de força e liderança, e, por isto, são relacionados. Xangô é a divindade que rege o fogo, o trovão e os raios. ... Xangô também é associado a São João Batista.

Quais as principais características do batuque?

Consiste em forte marcação por movimento dos quadris, sapateados, palmas e estalar de dedos, e apresenta como elemento específico a umbigada - que o dançarino ou dançarinos solistas dão nos figurantes da roda escolhidos para os substituir.

O que é um Aribibo?

Segunda etapa das obrigações é chamada Aribibó que significa a confirmação do santo da pessoa e de suas passagens. Depois do Obi e do amací seis meses são suficientes para a preparação da matéria para receber a energia do segundo ritual.

O que é a Nação Cabinda?

No Sul do país, a Nação Cabinda é uma religião de matriz africana característica da região. Seus filhos e filhas cultuam um panteão de doze orixás. Em dia de festa (Batuque) preparam, com fartura, comidas, frutas, doces, ervas, vestes, para homenagear essas divindades.

Quem é o orixá das matas?

  • Ossain é o orixá das matas, dono das folhas e das ervas e vive na floresta. É confundido com a lenda indígena do Caipora, que tem somente uma perna. É o orixá da medicina. Oxalá é o orixá da criação, o responsável por tudo o que cresce.

Qual é a força sagrada de cada Orixá?

  • Em termos práticos, além de ser a força sagrada de cada orixá, axé também designa o conjunto de objetos e materiais indispensáveis ao culto, bem como as pedras, árvores, comidas, ferramentas e adereços de cada divindade e de seus respectivos assentamentos. Essa força é revigorada por meio de rituais, oferendas e sacrifícios.

Qual é o seu guia por meio dos orixás?

  • Você sabia que é possível descobrir qual é o seu guia por meio da numerologia dos Orixás? Isso é viável porque os Odus, signo dos Orixás, se relacionam com a gente por meio do nascimento de cada um de nós. Odu significa caminho, destino. Ele determina características marcantes em nossa personalidade e na forma como nos relacionamos com os outros.

Qual a cor dos orixás?

  • Os orixás têm sua cor, seu metal ou um elemento da natureza que representa seu caráter. Quando as muitas religiões africanas são agrupadas no que ficou conhecido no Brasil como Candomblé, o caráter social de proteção ao grupo a que servem os orixás fica prejudicado.

Postagens relacionadas: