adplus-dvertising

Como fazer o SPED Fiscal passo a passo?

Índice

Como fazer o SPED Fiscal passo a passo?

Como fazer o SPED Fiscal passo a passo?

Como fazer o SPED Fiscal? Para a realização do SPED Fiscal, a Receita Federal disponibiliza um programa chamado Programa Validador e Assinador (PVA), por onde o contribuinte deve submeter as informações extraídas do sistema de gestão de sua empresa em formato TXT.

O que é e como funciona o SPED Fiscal?

O SPED é um sistema que foi criado para agilizar a coleta de dados fiscais das empresas, podendo ter as informações coletadas pelo ERP das companhias, porém em um formato próprio do Governo Federal. Ele foi proposto pela Lei 9.989/2000, que previa a modernização da gestão tributária e aduaneira.

O que vai no SPED Fiscal?

Blocos de informação do SPED Fiscal

  • Bloco 0: Abertura, Identificação e Referências;
  • Bloco B: Escrituração e Apuração do ISS.
  • Bloco C: Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)
  • Bloco D: ...
  • Bloco E: Apuração do ICMS e do IPI.
  • Bloco G: Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP.
  • Bloco H: Inventário Físico.

De quem é a responsabilidade de gerar o SPED Fiscal?

Apesar de muitas vezes feita pela contabilidade, a responsabilidade pela geração do SPED Fiscal é da empresa contribuinte, que deve fazer a entrega mensalmente. Para isso, basta submeter todas as informações no Programa Validador e Assinador (PVA) que é fornecido no site da Receita Federal do Brasil.

Como faço para entregar o SPED?

A transmissão das informações da EFD (Escrituração Fiscal Digital) ao fisco ocorre através do envio de um arquivo de texto contendo informações segundo um layout especificado. Para gerar este arquivo é preciso seguir as diretrizes do Manual de Orientação- que é conhecido como manual Sped Fiscal.

Como se faz SPED Contábil?

O cliente vai receber esse arquivo. Aí é necessário baixar o programa validador SPED Contábil no site da Receita Federal. Tem que abrir o validador, colocar o arquivo e aí deve ser assinado através do certificado digital e devolver para o contador tomar as devidas providências com relação às entregas ao governo.

Por que foi criado o SPED?

O SPED foi criado em 2007, com a promulgação do Decreto nº 6.022. Ele integrava o famoso Programa de Aceleração do Crescimento, implantado pelo governo federal da época. O intuito era modernizar o envio de dados do contribuinte para a Receita Federal, inclusive acabando com as entregas em papel.

Qual o prazo para entregar o SPED Fiscal?

A ICMS/IPI ou SPED Fiscal deve ser transmitida mensalmente ao SPED em datas determinadas pela administração tributária da unidade federada. Em São Paulo, por exemplo, o prazo de entrega é até o dia 20 do mês subsequente. Já em Minas Gerais, o prazo é até o dia 15 do mês subsequente, de acordo com a legislação vigente.

O que é o perfil B no SPED Fiscal?

Existem 3 perfis: A, B e C. Perfil A: empresas enquadradas no perfil A apresentam os registros da forma mais detalhada que o arquivo SPED Fiscal permite; Perfil B: empresas do perfil B podem fornecer as informações de forma mais sintética, permitindo, por exemplo, totalizações por período (diário, semanal, mensal);

O que é o SPED ICMS IPI?

A Escrituração Fiscal Digital (EFD) ICMS/IPI é popularmente conhecida como SPED ICMS/IPI. Ela é utilizada para fazer a apuração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) referentes às operações e prestações que são realizadas pelas empresas.

Quais são os subprojetos do SPED fiscal?

  • Para realizar essa missão o Projeto foi dividido em subprojetos, e um deles é o SPED FISCAL ou EFD: A EFD (Escrituração Fiscal Digital) é conhecida como Sped Fiscal. Ele é um arquivo digital que informa todos os documentos fiscais e informações que os fiscos federal, estadual e, em breve, municipal, precisam saber.

Como preencher o arquivo de SPED fiscal?

  • O Sped Fiscal deve ser preenchido com todo o cuidado para se evitar erros, porém eles acontecem. A Receita Federal oferece um guia prático para ajudar a fazer e enviar o seu arquivo de SPED Fiscal. O código do NCM do item da nota de saída esta diferente do informado no cadastro de produtos.

Quais as vantagens do SPED fiscal para as empresas?

  • Vantagens do SPED Fiscal para as empresas . Com o SPED Fiscal as empresas passaram a ter um recurso fácil e prático para prestar contas sobre suas movimentações internas e externas ao governo. Problemas relacionados ao Imposto de Renda, por exemplo, reduziram expressivamente após a sua criação.

Quais são as declarações do SPED?

  • Em relação às declarações, o sistema do SPED instituiu as seguintes: Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf – trata das retenções do Imposto de Renda e da Contribuição Social, além dos rendimentos pagos, exceto aqueles relacionados ao trabalho.

Postagens relacionadas: