adplus-dvertising

Qual a diferença entre lucro contábil e fiscal?

Índice

Qual a diferença entre lucro contábil e fiscal?

Qual a diferença entre lucro contábil e fiscal?

Este lucro é diferente do lucro contábil. O cálculo do lucro real é feito em cima do lucro contábil, com isso depois da apuração do Lucro contábil é feita a adição das despesas indedutíveis e também das receitas não tributáveis. ...

Qual é o conceito de lucro fiscal?

LUCRO TRIBUTÁVEL. O denominado "Lucro Tributável" corresponde à base de cálculo, sobre a qual incidirá o percentual (%) previsto do imposto de renda no Brasil, para os contribuintes pessoa jurídica ou física. ... O lucro tributável não corresponde, necessariamente, ao lucro líquido apurado contabilmente.

Qual a diferença entre o lucro real e lucro tributável?

O lucro tributável, portanto, é apurado extra-contabilmente, por meio do Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR, mediante ajustes efetuados sobre o lucro contábil. ... Assim, a alíquota efetiva, por sua vez, equivale ao percentual do lucro em relação ao imposto devido (imposto devido / lucro real).

Qual a diferença entre o lucro contábil Dre e o lucro tributável Lalur?

O Lucro real é calculado a partir do Lucro contábil, ou seja, após a apuração do Lucro contábil é feita a adição das despesas indedutíveis e a exclusão das receitas não tributáveis, ambas que anteriormente estavam presentes na apuração da DRE.

Quais são os tributos do lucro real?

  • No Lucro Real os dois tributos variam de 24% (9% + 15%) a 34% (9% + 25%), aplicados sobre o Lucro e não sobre o faturamento. A apuração do Lucro Real pode ser trimestral ou anual. Os números são aplicáveis em cima da base de cálculo (32%).

Qual é o lucro contábil?

  • Lucro Contábil é o Lucro apurado pela escrituração contábil da entidade. Lucro Fiscal ou "Lucro Real" é o resultado contábil ajustado pelas "Adições", "Exclusões" (permitidas pela legislação do Imposto de Renda) e compensações de prejuízos fiscais, o qual, sera base de cálculo para apuração do "Imposto de Renda".

Qual a alíquota sobre o lucro da empresa?

  • Com os balancetes e demonstrativos de resultado apurados mensalmente, a empresa pagará o imposto sobre a alíquota de 15% sobre seu lucro. Nesta regime tributário, as empresas que excederam o valor de R$ 20 mil de lucro por mês, devem pagar a alíquota de 10%, que incide sobre o total do valor excedente. Por exemplo:

Qual o limite de compensação com o lucro real?

  • Existe limite de compensação com o Lucro Real? A compensação, no entanto, não poderá ser integral. Desse modo, os prejuízos fiscais não operacionais, somados com os prejuízos fiscais oriundos das atividades da empresa, têm o limite de 30% do lucro líquido do execício que se quer compensar.

Postagens relacionadas: