adplus-dvertising

Como é feito a aramida?

Índice

Como é feito a aramida?

Como é feito a aramida?

As aramidas são polímeros, onde cada segmento de aramida é uma unidade química que contém quatorze átomos de carbono, dois átomos de nitrogênio, dois átomos de oxigênio e dez átomos de hidrogênio. As fibras aramidas são classificadas como fibras orgânicas da família das poliamidas aromáticas.

Em que consiste o Kevlar?

Criado por Stephanie Kwolek, o DuPont™ Kevlar® é uma fibra sintética para-aramida resistente ao calor com uma estrutura molecular de muitas ligações inter-cadeias que tornam o Kevlar® incrivelmente forte.

Como é feito Kevlar?

A produção do Kevlar é feita por meio de um ácido carboxílico (p-benzenodioico) e de uma amina (benzenodiamina). O ácido p-benzenodioico possui em sua estrutura química duas carboxilas, uma no carbono 1 e outra no carbono quatro do benzeno.

Porque o Kevlar e resistente?

Suas fitas poliméricas se atraem de tal maneira que formam camadas extremamente rígidas. Além disso, macroscopicamente, as fibras deste polímero absorvem e dissipam a energia de impacto, diminuindo a velocidade do objeto. Assim, devido a essa alta resistência, ele é capaz de suportar um projétil sem que ele rasgue.

Qual a diferença entre Kevlar e aramida?

Kevlar nada mais é que uma marca, registrada pela DuPont, que consiste em uma fibra sintética de para-aramida, muito conhecida pela sua resistência e leveza. ... A composição química do poli Kevlar, por sua vez, é para-phenyleneterephthalamide, sendo popularmente conhecida como para-aramida.

Qual a utilização das fibras de aramida?

A Fibra de Aramida é uma fibra sintética, muito resistente e leve. ... Tendo como a principal característica a resistência ao impacto, os compostos reforçados com fibras de aramida estão sendo constantemente utilizados nos seguintes setores industriais: -Indústria militar - Capacetes, coletes e máscaras à prova de bala.

Onde se usa Kevlar?

Além dos clássicos coletes a prova de balas e de objetos perfurocortantes, o Kevlar vem sendo utilizado em áreas como automobilismo, extração de petróleo, esportes, exploração espacial e até mesmo em itens de consumo.

Qual o peso do Kevlar?

215 g/m2 Tecido de Aramida/Carbono sarja 2/2.

Onde é aplicado o Kevlar?

O Kevlar é usado para reforçar as mangueiras do radiador, da transmissão e do turbo compressor dos veículos, proporcionando mais estabilidade térmica e resistência a produtos químicos. ... No exército, o material é amplamente usado na blindagem dos veículos militares, como tanque de guerra, carro-forte, jipe e outros.

O que é polímero resistente?

Cada vez mais as indústrias têm buscado plásticos mais resistentes a impactos. Por esse motivo, as propriedades mecânicas dos polímeros se destacam no mercado. Além de sua grande resistência à forças externas, são tolerantes à deformação e compressão.

Por que o Kevlar é tão útil?

  • Desde sua criação, o Kevlar se provou um dos materiais mais úteis para proteger as pessoas, ganhando espaço até mesmo na alta-costura. Talvez, em alguns anos, seja comum andar por aí vestindo roupas feitas desse tecido; algo que, provavelmente, vai tornar nossa vida muito mais segura.

Quais são as propriedades da fibra kevlar?

  • Estas propriedades fazem do Kevlar uma fibra de alto interesse para indústria, sendo usada em coletes a prova de balas, uniformes de bombeiros, luvas térmicas, entre outras. Fibras de aramidas têm elevadas temperaturas de fusão, em muitos casos, mais de 500°C, que são às vezes superiores à temperatura de decomposição.

Quais são as reticências do Kevlar?

  • OBS.: As reticências localizadas à esquerda e à direita na imagem acima indicam que outras estruturas do ácido e da amina estão ligadas. Como observado acima, cada monômero do Kevlar apresenta uma parte do ácido p-benzenodioico e outra da benzenodiamina.

Como é usado o Kevlar na fabricação de cintos de segurança?

  • O kevlar é usado na fabricação de cintos de segurança, cordas, construções aeronáuticas, velas, coletes à prova de bala, linhas de pesca, de alguns modelos de raquetes de ténis, na composição de alguns pneus, para fitas de alguns modelos de pedal de bumbo e telemóveis, como o Motorola RAZR i.

Postagens relacionadas: