O que é o Livro do Tombo?

O que é o Livro do Tombo?
A expressão Tombamento e Livro de Tombo, provém do Direito Português, onde a palavra tombar tem o sentido de registrar, inventariar inscrever bens nos arquivos do Reino. Tal inventário era inscrito em livro próprio que era guardado na Torre do Tombo, a torre albarrã, do castelo de São Jorge, em Lisboa (Portugal).
Quais são os quatro Livros do tombo específicos para serem registrados os patrimônios *?
O Patrimônio Cultural Brasileiro Material é composto “por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.” (IPHAN, 2014).
Qual a origem do termo Tombo?
- As definições de arquivoe registose aliam, conforme será visto mais adiante, com uma das teses sobre a origem do termo tombamento. Por fim, em um dos primeiros dicionários da língua portuguesa, de Raphael Bluteau (1789, [], p. 465), verificam-se as seguintes acepções para o termo tombo: a) Tombar terras.
Qual a etimologia do termo tombamento?
- A etimologia do termo tombamentoé bastante controversa. Segundo alguns filólogos, provem do latim tumulum, que significa elevação. Nas obras de referência de latim pode ser encontrado o vocábulo tumulusque significa altura, eminência (natural ou artificial), elevação de terreno. Apesar das diferenças dos termos (tumulume
Qual o significado da palavra tombar?
- O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa define a palavra tombar como “fazer o tombo de; inventariar; arrolar; registrar”. Portanto, “Livro de Tombo” é semelhante a Livro de Registros.