Como é feita a endoscopia da garganta?
Índice
- Como é feita a endoscopia da garganta?
- Como é feito o exame de endoscopia digestiva alta com biópsia?
- Quando se faz uma endoscopia é obrigatório fazer biópsia?
- Quando não se pode fazer endoscopia?
- O que a endoscopia visualiza?
- Quando é necessário fazer biópsia do estômago?
- O que se descobre na endoscopia?
- Como fazer a endoscopia?
- Como fazer a endoscopia do estômago?
- Quais são os riscos da endoscopia?
- Qual é a endoscopia gástrica alta?

Como é feita a endoscopia da garganta?
O exame é feito pela via oral por meio da introdução de um tubo fino e flexível que apresenta uma videocâmara na sua extremidade. A videocâmara capta imagens do interior do tubo digestivo e as projeta num monitor externo em tempo real para o endoscopista.
Como é feito o exame de endoscopia digestiva alta com biópsia?
O endoscópio é inserido por via oral e passa pelo esôfago e estômago, até chegar ao duodeno. São capturadas imagens, que são transmitidas em tempo real por uma máquina. Muitas lesões podem ser tratadas ou removidas na hora, sem ser necessário algum procedimento cirúrgico futuro.
Quando se faz uma endoscopia é obrigatório fazer biópsia?
Quando uma área suspeita é encontrada durante a endoscopia ou em um exame de imagem, a única maneira de saber com certeza se realmente é um câncer é realizando uma biópsia. Durante a biópsia, o médico coleta uma amostra da área anormal, que é enviada ao laboratório de patologia para análise.
Quando não se pode fazer endoscopia?
De acordo com os especialistas não há contraindicações para realizar a Endoscopia digestiva alta, mas é preciso ter alguns cuidados com pessoas que tem problemas de saúde, cardíacos, respiratórios ou neurológicos.
O que a endoscopia visualiza?
Conhecida popularmente como endoscopia. Tem a finalidade de avaliar os órgãos do sistema digestivo e diagnosticar doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e outras doenças mais graves.
Quando é necessário fazer biópsia do estômago?
De modo geral, se há lesão no trato gastrointestinal é razoável fazer biópsia. Isso se aplica para inúmeras situações, benignas ou não . Mas, ao contrario do que muitos acreditam, fazer biópsia não significa que há câncer. Muitas outras doenças são esclarecidas pela biópsia.
O que se descobre na endoscopia?
É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.
Como fazer a endoscopia?
- Além disso, durante a endoscopia também é possível fazer uma biópsia, na qual um pequeno pedaço do órgão é retirado e enviado para análise em laboratório, auxiliando no diagnóstico de problemas mais graves como infecção por H. pylori ou câncer.
Como fazer a endoscopia do estômago?
- Além disso, durante a endoscopia também é possível fazer uma biópsia, na qual um pequeno pedaço do órgão é retirado e enviado para análise em laboratório, auxiliando no diagnóstico de problemas mais graves como infecção por H. pylori ou câncer. Veja os sintomas de câncer de estômago e como identificar uma possível infecção por H. pylori.
Quais são os riscos da endoscopia?
- Possíveis riscos da endoscopia. As complicações ligadas ao exame de endoscopia são raras e ocorrem principalmente após procedimentos mais demorados, como a retirada de pólipos. Em geral, as complicações que ocorrem costumam ser devido a alergias aos medicamentos utilizados e à presença de problemas nos pulmões ou no coração, ...
Qual é a endoscopia gástrica alta?
- O exame que identifica essas doenças é a endoscopia gástrica alta, um procedimento que analisa a mucosa do esôfago, estômago e primeira parte do intestino delgado. Ele é feito usando um tubo sensível (endoscópio) que possui na ponta um chip, responsável por capturar as imagens do sistema digestivo, como uma câmera.