O que Hobbes fala sobre o jusnaturalismo?

O que Hobbes fala sobre o jusnaturalismo?
A impossibilidade da transferência dos direitos naturais e o preenchimento das lacunas do ordenamento jurídico (silêncio da lei) pelas leis naturais são apresentados como fortes argumentos a favor do jusnaturalismo hobbesiano. Palavras-chave: jusnaturalismo, positivismo, liberdade, leis naturais, contrato social.
Qual o jusnaturalismo dos homens para Hobbes?
Segundo a doutrina, o direito natural é anterior até mesmo à formação do próprio estado, sendo oriundo da vontade divina ou decorrente da razão humana. O direito natural tem validade em si próprio bem como antecede e supera o direito positivo.
Quem aprofundou o jusnaturalismo?
Podemos dizer que o precursor do jusnaturalismo clássico foi Hugo Grócio, no sentido de inaugurar uma nova forma de pensamento que privilegiava a razão humana e não mais a razão de Deus.
O que é contratualismo para Thomas Hobbes?
Não à toa, é por isso que a corrente iniciada por Hobbes é chamada de contratualismo: segundo esta visão, o que fundamenta e legitima o exercício do poder pelo Estado é um contrato livremente assumido pelos cidadãos em um hipotético estado de natureza.
Qual é a principal obra do pensador Thomas Hobbes que tipo de reflexão é feita nessa obra?
Leviatã A obra mais conhecida de Hobbes é Leviatã, ou matéria forma e poder. Nela, Hobbes escreve sua teoria política contratualista de maneira mais completa.
O que é a teoria contratualista?
Contratualismo é um conjunto de correntes filosóficas que tentam explicar a origem e a importância da construção das sociedades e das ordens sociais para o ser humano.