Qual foi a crítica que Nietzsche fez a tradição da filosofia a partir desses conceitos conceitos apolíneo e dionisíaco?
Índice
- Qual foi a crítica que Nietzsche fez a tradição da filosofia a partir desses conceitos conceitos apolíneo e dionisíaco?
- Quais os instintos ou forças nascem com a filosofia dionisíaca segundo Nietzsche?
- O que simboliza as figuras de Apolo e Dionísio na filosofia de Nietzsche?
- Quais as característica do instinto dionisíaco?
- Porque Apolo e Dionísio fazem parte da natureza humana como afirma Nietzsche?
- O que Nietzsche crítica em Sócrates?

Qual foi a crítica que Nietzsche fez a tradição da filosofia a partir desses conceitos conceitos apolíneo e dionisíaco?
Nietzsche apresenta em sua filosofia dois conceitos que se referem aos deuses gregos Apolo e Dionísio. E é a partir dessas duas figuras de forças contrárias que ele traça uma dicotomia das artes. ... E é a partir daí que inicia a relação não apenas de oposição entre esses deuses, mas também de complementaridade.
Quais os instintos ou forças nascem com a filosofia dionisíaca segundo Nietzsche?
A vida é pautada por dois instintos primordiais, o Dionisíaco que é marcado pela força instintiva, saúde, criatividade e pela paixão sensual, Dionísio é humano, vivo e em comunhão com a natureza.
O que simboliza as figuras de Apolo e Dionísio na filosofia de Nietzsche?
Apolo é o deus da beleza; Nietzsche o associava ao sonho, harmonia, forma e artes plásticas (como a escultura). Dionísio é o deus do vinho; Nietzsche o associava à intoxicação, desarmonia, ausência de forma, sublimidade e música.
Quais as característica do instinto dionisíaco?
O instinto dionisíaco, que remonta ao deus Dioniso, diz respeito à negação do indivíduo, à volúpia, ao êxtase e à loucura. Tanto o instinto dionisíaco quanto o apolíneo se referem a uma mesma característica humana: a agressividade e a brutalidade desmedidas.
Porque Apolo e Dionísio fazem parte da natureza humana como afirma Nietzsche?
Nietzsche afirma em seu escrito que a partir da união de Dionísio e Apolo, e do fenômeno estético, era possível alcançar então o sentimento de unicidade que era buscado pelos demais pensadores de seu tempo pelo domínio da natureza através da razão.
O que Nietzsche crítica em Sócrates?
Ao criticar Sócrates, o que Nietzsche tenta fazer é avaliar até onde a ciência e seu otimismo teórico é saudável para uma civilização, já que o insaciável conhecimento otimista é pessimista na prática e degenerou toda a cultura ao tornar tudo lógico.