Por que os minerais possuem hábitos diferentes?
Índice
- Por que os minerais possuem hábitos diferentes?
- O que significa o mineral tem clivagem perfeita?
- O que é densidade de um mineral?
- O que é hábito dos minerais e por que os minerais apresentam essa propriedade?
- É possível que um mineral possua duas durezas diferentes?
- Como medir a densidade de um mineral?

Por que os minerais possuem hábitos diferentes?
São vários os factores que condicionam o hábito de um cristal: a combinação de duas ou mais formas; impurezas residuais durante o crescimento; maclas e condições de crescimento (i.e. temperatura, pressão e espaço disponível). Minerais pertencentes ao mesmo sistema cristalino não exibem necessariamente o mesmo hábito.
O que significa o mineral tem clivagem perfeita?
Perfeita: São planos de clivagem perfeitamente lisos, sem qualquer aspereza, e refletem bem a luz. Exemplos: micas e calcita. Boa: São planos de clivagem também lisos, porém com algumas irregularidades na superfície. Exemplos: feldspatos, piroxênios e anfibólios.
O que é densidade de um mineral?
Densidade é o número de vezes que o mineral é mais pesado que o peso de um volume igual à 4º C. Alguns minerais, muito semelhantes em outras propriedades macroscópicas, podem possuir densidades bem diferentes.
O que é hábito dos minerais e por que os minerais apresentam essa propriedade?
HÁBITO: o termo hábito é usado para designar a forma externa de um cristal de determinado mineral, ou do agregado constituído por este e por outros. ou o arranjo que o conjunto de cristais constituem (fibro-radial, geodo, drusa, etc.), refletindo o ambiente de sua formação. ...
É possível que um mineral possua duas durezas diferentes?
Como a dureza é uma propriedade direcional, alguns minerais possuem dureza diferente segundo direções cristalográficas distintas. Quando ocorre, este fato freqüentemente auxilia na identificação do mineral.
Como medir a densidade de um mineral?
Para medir a densidade relativa de um mineral, é necessário o peso do mineral no ar e o peso do mesmo imerso em água. Nessa condição, quando a amostra encontra-se imersa, apresenta um peso menor devido à influência do empuxo.