Para que serve um inventário de imóveis?
Índice
- Para que serve um inventário de imóveis?
- O que é um inventário é de que maneira ele é feito?
- Quanto custa um inventário de imóvel?
- Quais os passos mais importantes para realização de um inventário?
- Por que o inventário é obrigatório?
- Quais são as formas legais de inventário?
- Quando será iniciado o prazo do inventário?

Para que serve um inventário de imóveis?
Quando uma pessoa falece, todos os seus bens e direitos são transmitidos para seus herdeiros e, para oficializar essa transferência de patrimônio entre o indivíduo que faleceu e seus herdeiros, é necessário abrir o processo de Inventário para apurar os bens, dívidas e direitos, distribuindo-os entre os herdeiros.
O que é um inventário é de que maneira ele é feito?
O inventário é um procedimento feito quando acontece o falecimento de uma pessoa que deixa herdeiros. Todo o patrimônio do falecido deve ser levantado para que possa ser dividido de acordo com as regras legais. ... Dessa forma, pelo menos 50% do patrimônio deverá ser dividido obrigatoriamente entre eles.
Quanto custa um inventário de imóvel?
O valor das despesas com o processo varia em função do valor total dos bens e do tipo do inventário. Para valores até 2 milhões as despesas com o processo estão em torno der 6 mil reais tanto para o judicial quanto em cartório. Para bens acima de 5 milhões podem chegar a 60 mil reais.
Quais os passos mais importantes para realização de um inventário?
- Quais os dois passos mais importantes para a realização de um inventário? 1. Procurar um advogado. É indispensável a presença de um advogado neste processo, seja ele extrajudicial ou judicial. Portanto, um representante especializado deve assistir as discussões sobre a divisão do espólio, custos processuais e afins.
Por que o inventário é obrigatório?
- Por fim, importante mencionar que o inventário é um procedimento obrigatório, ainda que o falecido não tenha deixado patrimônio. Nesses casos, ocorre o que se costumou chamar de “inventário negativo”, sendo necessário que alguém abra o procedimento para demonstrar a ausência de bens, direitos e deveres.
Quais são as formas legais de inventário?
- Esta é a maneira mais conhecida dentre as formas legais. Aqui, todo o caso é resolvido através do poder judiciário. Além disso, este tipo de inventário pode ser tanto consensual quanto litigioso. Neste caso, mesmo com o consenso entre vocês, o processo deve ser judicial porque o falecido deixou testamento.
Quando será iniciado o prazo do inventário?
- Porém, o artigo 16 da nova lei diz que o prazo de 02 meses só será iniciado em 30 de outubro de 2020, para todos aqueles que faleceram a partir de 1° de fevereiro de 2020. Além disso, a lei suspende o prazo de 12 meses, para os inventários iniciados antes de 1° de fevereiro de 2020, até o dia 30 de outubro de 2020.