O que é grupo Ativante e Desativante de um anel aromático?
Índice
- O que é grupo Ativante e Desativante de um anel aromático?
- Qual o efeito de grupos substituintes em anéis aromáticos?
- O que são substituintes do anel Aromatico?
- O que é Eletrofilo e Nucleofilo?
- O que é um Monossubstituído?
- Como funciona o anel aromático?
- Quais são os grupos ativantes?
- Quais são os halogênios que dificultam a entrada no anel aromático?
- Quais as influências do grupo G sobre o anel?

O que é grupo Ativante e Desativante de um anel aromático?
Por exemplo, existem alguns grupos, denominados ativantes, que facilitam a entrada do próximo grupo substituinte e orientam as posições orto e para do anel benzênico. Já outros grupos, chamados de desativantes, dificultam a nova reação e orientam o grupo substituinte para a posição meta.
Qual o efeito de grupos substituintes em anéis aromáticos?
Esse efeito pode ocorrer em ligações π de ligações duplas ou triplas. Se o grupo substituinte for um doador de elétrons, ele realizará a ressonância dentro do anel, isto é, deslocalizará a carga negativa ao longo do anel benzênico.
O que são substituintes do anel Aromatico?
Um substituinte pode tornar o anel mais reativo do que o benzeno, pois o mesmo pode favorecer a velocidade de reação para a síntese de um composto seguinte. Substituintes que possuem essa propriedade são assim chamados de grupos ativadores.
O que é Eletrofilo e Nucleofilo?
Eles agem como receptores de elétrons durante uma reação química. ... Para que uma reação química seja realizada, um eletrófilo deve estar próximo a um composto ou grupo que possua excesso de carga negativa e tenda a emitir elétrons. Esse grupo é chamado de nucleófilo.
O que é um Monossubstituído?
Significado de Monossubstituído adjetivo [Química] Que tem dois átomos ou grupos substituintes na molécula. Etimologia (origem da palavra monossubstituído). Mono + substituído.
Como funciona o anel aromático?
- Se o anel aromático já tiver um átomo ou um grupo de átomos (G) ligado ao anel benzênico, as substituições posteriores serão influenciadas por ele, ou seja, dizemos que este grupo é um “orientador” da substituição de hidrogênio desse anel. Esta orientação pode ser meta ou orto-para-dirigente. Esses dois tipos funcionam da seguinte maneira:
Quais são os grupos ativantes?
- Por exemplo, existem alguns grupos, denominados ativantes, que facilitam a entrada do próximo grupo substituinte e orientam as posições orto e para do anel benzênico. Já outros grupos, chamados de desativantes, dificultam a nova reação e orientam o grupo substituinte para a posição meta.
Quais são os halogênios que dificultam a entrada no anel aromático?
- A única exceção são os halogênios que, embora sejam orientadores orto e para, dificultam a entrada de um segundo substituinte no anel aromático. Veja isso no exemplo da cloração do tolueno (metil-benzeno) abaixo:
Quais as influências do grupo G sobre o anel?
- Já outros grupos, chamados de desativantes, dificultam a nova reação e orientam o grupo substituinte para a posição meta. Grupos ativantes ou orto-para-dirigentes e desativantes ou meta-dirigentes. Essas influências ocorrem em razão do chamado efeito eletrônico exercido pelo grupo G sobre o anel.