Como funciona o inconsciente Segundo Freud?

Como funciona o inconsciente Segundo Freud?
Freud localiza o inconsciente não como um lugar anatômico, mas um lugar psíquico, com conteúdos, mecanismos e uma energia específica. ... Assim sendo, de acordo com o lugar que ocupa dentro do aparelho psíquico, o inconsciente só pode ter acesso à consciência por meio do sistema Pré-consciente/Consciente.
Em que momento o inconsciente se manifesta?
O inconsciente manifesta-se aqui segundo o modo da repetição de um traço que perdura. Essa repetição age até que haja a sua resolução: a resolução é a aprendizagem no sentido psicanalítico, isto é, a re-significação.
Qual é o conceito de inconsciente?
- O conceito de inconsciente está intrínseco à Psicanálise, de modo que se fosse resumir em uma palavra todo o saber psicanalítico, essa palavra seria o inconsciente. Freud elabora a teoria psicanalítica no fim do século XIX e primeira metade do século XX.
Quais são os níveis de consciência e inconsciente?
- Esses níveis são o Pré-consciente e o Inconsciente. O consciente representa todo o material mental acessível para o indivíduo naquele momento. Já o Pré-consciente representa uma ligação entre ele e o inconsciente. Este contém informações importantes para o nosso cotidiano, mas as quais acessamos apenas quando algo nos faz buscá-las.
Quais são as expressões do inconsciente?
- São exemplos de expressões do inconsciente os sonhos. O mesmo vale para ato de trocar o nome de alguém ou soltar alguma palavra descontextualizada. Coisas que fazemos sem perceber. Além disso, quando fazemos algo que parece não ser do nosso feitio, ou não corresponder com nossa forma de agir, também temos uma expressão do inconsciente que se impõe.
Qual a relação entre pré-consciente e inconsciente?
- Consciente, pré-consciente e inconsciente não são simplesmente parte da mente humana, mas descrevem a condição e função de nossos conteúdos psíquicos.