adplus-dvertising

O que é inadimplemento absoluto e seus efeitos?

Índice

O que é inadimplemento absoluto e seus efeitos?

O que é inadimplemento absoluto e seus efeitos?

O inadimplemento absoluto se caracteriza por criar uma impossibilidade ao credor de receber a prestação devida, convertendo-se a obrigação principal em obrigação de indenizar. ... A obrigação, neste caso, ainda pode ser cumprida mesmo após a data acordada para o seu adimplemento, por possuir, ainda, utilidade.

É possível a purgação do inadimplemento absoluto explique?

3.2-PURGAÇÃO DA MORA Caso a prestação ainda puder ser útil a uma das partes e, portanto, não se tenha dado o inadimplemento absoluto, faculta a lei à outra parte o recurso de purgação da mora. Purgar significa purificar, limpar, fazer desaparecer o estado de atraso no cumprimento da obrigação.

Qual a possibilidade de inadimplemento absoluto?

  • Ora, a mora pressupõe possibilidade de execução ulterior, enquanto o inadimplemento absoluto pressupõe sua impossibilidade. A possibilidade de adimplemento deve ser examinada do ponto de vista do credor.

Qual a diferença entre a mora e o inadimplemento absoluto?

  • Temos que a mora e o inadimplemento absoluto são espécies do gênero inadimplemento, mas não se confundem. Agostinho Alvim ( Da Inexecução das obrigações e suas conseqüências. Pp. 37-122 – leitura indispensável) esclarece a distinção entre os dois institutos. Realça que, na doutrina corrente, assim se distingue a mora do inadimplemento absoluto:

Qual a distinção entre inadimplemento parcial e absoluto?

  • Distinção entre inadimplemento relativo (provisório) e absoluto (definitivo). 3.2. Distinção entre inadimplemento parcial e total (duas classificações). Conclusão.

Qual é o inadimplemento total?

  • Diz-se total o inadimplemento quando a obrigação é inteiramente descumprida, enquanto o inadimplemento parcial tem lugar quando a prestação é entregue apenas em parte. Não se confundem o inadimplemento absoluto com o total, nem o parcial com relativo, este equivalente à mora.

Postagens relacionadas: