Como funciona o Imposto IPI?

Como funciona o Imposto IPI?
O IPI é calculado tendo como base a alíquota descrita na TIPI. Para indústrias, o Imposto sobre Produtos Industrializados é calculado em relação ao valor da nota fiscal da mercadoria despachada. A NF pode eventualmente incluir valores sobre o frete e despesas como juros, taxas, entre outras.
Quem pode alterar a alíquota do IPI?
Por esta razão, a Constituição prevê que o Poder Executivo pode alterar as alíquotas do IPI, dentro dos limites legais, mediante Decreto, sem necessidade de passar pelo Congresso Nacional. Isto vale para majoração ou redução de alíquotas.
Qual é a tributação do IPI?
- O IPI é um imposto que se aplica à indústria quando produz os seus produtos, diferente daqueles produtos considerados naturais, animais, vegetais ou minerais. A tributação do IPI funciona da forma não cumulativa, semelhante ao ICMS, e incide somente ao valor agregado da produção.
Como fazer o cálculo do IPI?
- Para fazer o cálculo do IPI a ser pago é simples: 1 Primeiro, é necessário consultar a tabela para saber qual é a alíquota do produto em questão. 2 Depois, é preciso verificar qual é a base de cálculo. Ela é composta pelo valor do produto + seguro + frete + demais... More ...
Qual a alíquota do IPI?
- A alíquota do IPI varia de acordo com cada produto. Todas, entretanto, estão presentes na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados. Isso acontece como uma forma de regular a economia.
Qual o período de apuração do IPI?
- Período de apuração 5.1 O período de apuração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), incidente nas saídas dos produtos dos estabelecimentos industriais ou equiparados a industrial, é mensal 5.2 O período de apuração mensal não se aplica ao IPI incidente sobre produtos de procedência estrangeira, na importação.