adplus-dvertising

Quais são os principais produtos do alto forno?

Índice

Quais são os principais produtos do alto forno?

Quais são os principais produtos do alto forno?

Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade.

Como um alto forno funciona?

O alto-forno é um reator que funciona a contra corrente. A carga metálica, composta por sínter, minério granulado e pelota, em conjunto com o combustível (coque), são carregados, de forma controlada, pelo topo. O ar quente, enriquecido com oxigênio, é injetado na região inferior.

Como se dá a partida do alto forno?

Quando a temperatura alcança 900°C nestes termopares, infere-se que o fundo do cadinho se encontra acima de 1200°C e em condições de partir o forno. Após a partida, o processo de combustão continua até próximo à primeira corrida, conforme ilustrado na Figura 5.

Quais são os fundentes utilizados no alto forno?

calcário O calcário atua como fundente, ou seja, ele reage pela sua natureza básica com as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão – geralmente de natureza ácida – diminuindo o seu ponto de fusão e formando a escória, subproduto do processo clássico do alto-forno, em outras palavras, o calcário reage ...

Qual o principal produto obtido no forno Cubilô ou alto forno?

O ferro gusa e o ferro fundido (obtido pela refusão do gusa) são produtos que se solidificam a temperaturas em torno de 1200oC ou seja aproximadamente 300oC abaixo do aço.

Qual o principal produto obtido no forno Cubilô?

Cubilô Entre os vários tipos de fornos de fusão a combustível, o forno Cubilô é quase que exclusivamente utilizado na produção de ferro fundido e Gusa. O consumo típico de coque é da ordem de 150 kg/ton.

Como funciona o regenerador do alto forno?

O regenerador recebe o ar na temperatura entre 1 °C, chamado ar frio, e eleva esta temperatura para a faixa de 10 °C, dependendo de sua capacidade, passando a ser chamado de ar quente.

Qual é o revestimento interno do alto forno?

Um exemplo de material refratário é a Alumina (Óxido de alumínio), que é usada em revestimentos de fornos de altas temperaturas (cerca de 2000°C) mantendo praticamente todas as suas características isolantes. Outro exemplo são os cimento ou concretos refratários.

Quais são as matérias-primas carregadas no alto forno e como se dá posicionamento desta carga?

Para isso, o alto-forno utiliza como matérias-primas básicas a carga metálica (sínter, pelotas e minério granulado) e o combustível sólido (coque ou carvão vegetal), além de fundentes e injeções auxiliares de gás natural e carvão pulverizado (MOURÃO, 2007).

Quais são os gases siderúrgicos que saem no topo do alto forno?

Os gases CO e H2 assim formados são redutores: O alto forno é alimentado (inserção de matéria-prima) por guindastes, enquanto o produto (ferro gusa) é retirado por baixo e transportado por meio de carros torpedos, que o levam diretamente à aciaria.

Quais são as reações do alto forno?

  • O principal objetivo das reações do alto forno é obter subprodutos que podem ser usados comercialmente. O método precisa de três substâncias para permitir a extração de ferro de seu minério. A mistura combinada é chamada de carga: Minério de ferro, hematita – geralmente contém areia com óxido de ferro, Fe2O3. Calcário (carbonato de cálcio).

Quais são os fatores mais importantes na operação do alto forno?

  • De um modo geral, na operação do alto forno os fatores mais importantes são: a termodinâmica das reações de redução, de Fe2O3 até chegar a Fe metálico, pressão de O2 e sua influência sobre os óxidos, as zonas do alto forno (reserva), onde deve haver controle dos teores de silício e de enxofre, as ventaneiras (pressão de CO), os ...

Como é introduzido o ferro no forno?

  • No alto forno é introduzido o minério de ferro sob a forma de sínter ou pelotas (o minério inicialmente contendo cerca de 99 % de Fe2O3, que após ser submetido à sinterização ou pelotização, que reduz o teor de Fe2O3 para cerca de 80 %), é transformado em ferro gusa líquido com teor de fero da ordem de 95 %.

Qual a data de operação do forno?

  • A data de operação do forno não apenas não está clara, como também é possível não haver sobrevivido por muito tempo, de acordo com registros do Conde de Rutland, em 1541.

Postagens relacionadas: