O que é o exame psíquico realizado pelo enfermeiro?

O que é o exame psíquico realizado pelo enfermeiro?
A Avaliação do Estado Mental é um pratica do cuidado de enfermagem que tem por objetivo avaliar funcionamento emocional e cognitivo da pessoa, verificando o equilíbrio das funções mentais diante da capacidade da pessoa atuar social e profissionalmente.
Como avaliar o afeto?
O afeto é entendido a partir da análise das emoções do indivíduo em relação a sua fala e aos estímulos externos. Ele é avaliado sob 3 critérios: - Congruência: avalia se a emoção expressa está congruente com o conteúdo da fala do paciente. Neste aspecto, o paciente pode ser congruente ou incongruente.
Quais as 3 etapas do exame psiquiátrico?
QUEIXA PRINCIPAL QUESTIONAR A PRINCIPAL QUEIXA DO PACIENTE (MOTIVO QUE O LEVOU A BUSCAR ASSISTÊNCIA NESSA OCASIÃO); REGISTRAR UTILIZANDO AS PALAVRAS DO PACIENTE. DESCREVER, SEGUNDO INFORMAÇÕES COLHIDAS DO PRÓPRIO PACIENTE, DA FAMÍLIA OU DE ALGUM OUTRO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA, O MOTIVO DO EXAME.
Quando é recomendado o exame psíquico?
- No transcorrer do exame psíquico, prioriza-se o funcionamento mental. O ideal seria que a criança fosse avisada, um ou dois dias antes da entrevista, de que irá ao médico e lhe seja informado também o motivo. As explicações deverão ser simples e claras, respeitando a idade da criança.
Por que o exame psíquico é descritivo?
- Ao contrário do exame físico, que é descritivo, o exame psíquico tende a ser menos descritivo e mais compreensível, ou seja, a não se transformar em um observador e um observado. O entrevistador deve saber que ele é uma variável de grande significado e que o exame é uma interação entre duas pessoas.
Qual é o exame do estado mental?
- Exame do Estado Mental A. Avaliação geral da pessoa Aparência: modo de andar, o tipo das roupas, adornos, maquiagem utilizados, higiene pessoal, cabelos alinhados ou em desalinho. Posturas e atitudes na situação do exame: relação e a atitude perante o entrevistador.
Qual o significado do exame?
- O entrevistador deve saber que ele é uma variável de grande significado e que o exame é uma interação entre duas pessoas. Seus sentimentos naquele momento se influenciam mutuamente, e grande parte dessa influência ocorre de uma forma que ambos não se dão conta, ou seja, inconscientemente.