O que é fluxo de dispersão?
Índice
- O que é fluxo de dispersão?
- Quais são e onde estão localizadas as perdas em um transformador?
- O que é um transformador real e como funciona?
- Quais as perdas de um transformador real?
- Quem é o transformador de distribuição?
- Qual o fenômeno físico por trás do funcionamento dos transformadores?
- Quais são os aspectos de um transformador?
- Como o transformador pode ser dividido?

O que é fluxo de dispersão?
Daqui, resulta uma porção de linhas de fluxo magnético que escapam do núcleo de ferro e formam um circuito fechado pelo ar em volta do respectivo enrolamento, que induz esse fluxo (ver fig. 1). Este fluxo é chamado - fluxo de dispersão. Os enrolamentos penetrados por este fluxo de dispersão, agem como indutores.
Quais são e onde estão localizadas as perdas em um transformador?
As perdas, transformação de energia em calor, definem a eficiência dos transformadores e seus rendimentos. Elas se apresentam principalmente no núcleo e nos enrolamentos e são expressas em watts.
O que é um transformador real e como funciona?
O transformador é um dispositivo que funciona em corrente alternada, capaz de alterar o valor da tensão elétrica em um circuito por meio de duas ou mais bobinas acopladas em um núcleo de material ferromagnético. O transformador é baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e Lei de Lenz.
Quais as perdas de um transformador real?
PERDAS NO COBRE: devido à resistência dos fios nos enrolamentos (P=RI2); PERDAS NO FERRO: Perdas por Histerese: devido à energia para alinhar os domínios magnéticos e inverter o alinhamento com a inversão da corrente.
Quem é o transformador de distribuição?
- Transformador de distribuição: presente nas centrais de distribuição das usinas elétricas, é responsável por distribuir a corrente elétrica, para diferentes tipos de consumidores, por meio das linhas de transmissão.
Qual o fenômeno físico por trás do funcionamento dos transformadores?
- O fenômeno físico por trás do funcionamento dos transformadores é chamado de indução eletromagnética e é descrito pela lei de Faraday-Lenz. Essa lei informa que, ao produzirmos uma variação do fluxo magnético por alguma região do espaço, um campo magnético deverá surgir de modo a opor-se a essa variação. Quer saber mais sobre o assunto?
Quais são os aspectos de um transformador?
- Aspectos construtivos Um transformador consiste de duas ou mais bobinas e um "caminho", ou circuito magnético, que "acopla" essas bobinas, conforme esquematizado na Fig. 3. Nessa figura, o transformador possui apenas duas bobinas, ou enrolamentos, e o núcleo não possui entreferros, correspondendo a um circuito magnético fechado.
Como o transformador pode ser dividido?
- O transformador pode ser, basicamente, dividido nos seguintes elementos: Enrolamentos: fios de cobre de seção circular ou retangular, isolados com esmalte ou papel Núcleo:constituído por material ferromagnético, em chapas finas isoladas entre si, contendo silício em sua composição. Este deve