adplus-dvertising

O que é gênero textual cartum?

Índice

O que é gênero textual cartum?

O que é gênero textual cartum?

O cartum é um desenho humorístico, animado ou não, que tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade.

Qual tipo textual da charge?

Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas.

O que são cartum e charge?

Charge e caricatura – e até mesmo cartumsão termos sinônimos, sim. Assim aparecem nos dicionários. Todos se referem a desenhos jornalísticos de caráter crítico e humorístico, geralmente satirizando personagens, fatos e situações da atualidade.

Qual a diferença entre Cartum e Cartum?

  • A diferença entre os dois gêneros consiste na atemporalidade presente no cartum. Assim, sua contextualização se dá pela experiência do próprio leitor em relação aos comportamentos comuns de pessoas e grupos sociais. As personagens presentes nesse gênero remetem à coletividade, e não a uma personalidade ou figura pública específica.

Qual é o gênero textual nas artes plásticas?

  • Nas artes plásticas, esse gênero textual é formado por uma linguagem não verbal, e portanto, considerado uma peça estética gráfica. Já no jornalismo é uma contribuição à informação, que como o editorial, emite características do veículo que propaga a informação.

Qual a diferença entre a charge e o cartum?

  • Enquanto o cartum é associado a fatos e textos atemporais, a charge demonstra um fato da atualidade. O cartum não retrata uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade. Já a charge é originária de uma notícia e revela ao leitor a posição editorial do veículo se utilizando de alertas à polícia e sociedade. Leia mais:

Qual a diferença entre Cartum e jornalismo?

  • Entrelaça palavras, imagens e sentido. Nas artes plásticas, o cartum é considerado uma arte estética gráfica. No jornalismo é um aporte de informação, que como o editorial, expressa particularidades do veículo difusor. É um gênero textual constituído de linguagem não verbal.

Postagens relacionadas: