adplus-dvertising

O que é um gradiente latitudinal?

Índice

O que é um gradiente latitudinal?

O que é um gradiente latitudinal?

Gradiente latitudinal Um dos padrões mais conhecidos acerca da riqueza em espécies ― observado para vários grupos de organismos em diversos tipos de habitats ― é que ela decresce dos trópicos em direção aos polos.

Quais as possíveis causas do gradiente latitudinal de diversidade?

Um dos fatores propostos como causa dos gradientes latitudinais de diversidade é a área das zonas climáticas. As zonas terrestres tropicais possuem uma área superficial total similar climaticamente maior que as zonas terrestres em latitudes mais altas, com flutuações de temperatura de mesma magnitude (Rosenzweig 1992).

O que são padrões de biodiversidade?

Na tentativa de explicar como as espécies estão distribuídas na superfície terrestre, a ciência buscou criar padrões de distribuição de espécies.

Porque existe mais diversidade de espécies nos trópicos?

O ar quente retém mais umidade que o ar frio, aumentando a capacidade de retenção de água em torno dos trópicos. ... Estas características propiciam a sobrevivência de muitas espécies por conta principalmente da grande quantidade de organismos produtores primários ocorrentes nos trópicos.

Como a riqueza de espécies varia em escala global?

Numa escala global, a inclusão de diferentes continentes introduziria ainda outro fator de aumento da riqueza de espécies: a evolução de linhagens evolutivas distintas em continentes isolados.

Por que existem mais espécies nos trópicos do que nos polos Disserte sobre as duas principais hipóteses que explicariam essa variação?

Por que tantas espécies diferentes de organismos vivem nos trópicos (e tão poucas em di- reção aos polos)? ... Em ambos os casos, os fatores que adicionam espécies pesariam mais fortemente no equilíbrio - ou menos fortemente, os que removem - mais próximo dos trópicos.

O que é o efeito Rapoport?

O EFEITO RAPOPORT SE APLICA A TODOS OS GRUPOS DE ORGANISMOS? Uma tendência relacionada à distribuição das espécies ao longo de gradientes altitudinais é a relação positiva entre a média da amplitude de distribuição altitudinal das espécies e a altitude, que é conhecida como o efeito Rapoport (Stevens 1992).

O que explica a alta diversidade de espécies vegetais nos trópicos e a baixa diversidade nas regiões temperadas?

De fato, há uma biodiversidade maior nas regiões temperadas do que nas re- giões polares e uma biodiversidade muito maior nas regiões tropicais do que nas regiões temperadas. Isso se deve aos gradientes latitudinais de biodiversidade.

Quais são as duas explicações para o fato de os trópicos terem mais espécies do que os polos da Terra?

A segunda teoria atual: a Histórica e Biogeográfica[2] Uma maior área presente nos trópicos permitiria haver mais espécies e, portanto, a sua taxa de diversificação seria maior – perceba como as duas teorias se conversam e se complementam nesse tópico!

Postagens relacionadas: