O que é o gênero textual ficção científica?

O que é o gênero textual ficção científica?
A ficção científica é um gênero ficcional desenvolvido no século XX e se refere às narrativas que incluem componentes científicos como essenciais ao andamento da trama. ... Pode-se classificar a Ficção Científica como um subgênero dos romances de Aventura, Mistério, Drama e Horror.
Como surgiu o gênero ficção científica?
O Gênero Ficção Científica surgiu ao final do século 19, com os romances científicos de Júlio Verne, cuja ciência estava ao nível da invenção, e com as novelas científicas de crítica social de H. G. Wells.
Qual o gênero da ficção científica?
- Ficção científica (normalmente abreviado para SF, FC, sci-fi ou scifi) é um gênero da ficção especulativa, que normalmente lida com conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos, desenvolvido no século XIX.
Qual a diferença entre os gêneros?
- A diferença essencial é que, à diferença dos demais gêneros, tenta convencer o leitor de que as situações apresentadas podem não ser possíveis no contexto atual, mas são verossímeis, baseadas em explicações científicas ficcionalizadas.
Por que a ficção existe?
- Ou seja, a ficção existe porque o ser humano sonha. No entanto, essa afirmativa tão categórica e simplista poderia descartar inúmeras outras formas de interação com a realidade. Ainda assim, o primeiro contato que o ser humano terá com uma experiência não-real e não-material será o seu próprio sonho.
Quem é o maior expoente do gênero?
- Entre os maiores expoentes do gênero, destacam-se autores como os russos Ayn Rand ( A Nascente) e Isaac Asimov ( Eu, Robô ), os britânicos Arthur C. Clarke ( Encontro com Rama) e J. G. Ballard ( Crash ), e os norte-americanos Ray Bradbury ( Fahrenheit 451) e Philip K. Dick ( Androides Sonham com Ovelhas Elétricas ).