adplus-dvertising

Qual o fluxo salivar normal?

Índice

Qual o fluxo salivar normal?

Qual o fluxo salivar normal?

A secreção diária de saliva varia, normalmente, entre 8 mililitros (ml), com o valor médio de 1000 ml. O fluxo normal para a saliva não-estimulada varia entre 0,25 a 0,35 ml/min e o estimulado de 1,0 a 3,0 ml/ min1.

Como determinar o fluxo salivar?

Medição do Fluxo de Saliva Estimulada Clinicamente, o procedimento usual é medir o fluxo salivar durante o estímulo mastigatório, isto é, mastigando um pedaço de parafina. Para obter confiabilidade, resultados padronizados, devem ser dadas instruções detalhadas ao paciente.

O que é fluxo salivar e por que é importante avaliar a velocidade do fluxo salivar de pacientes?

O fluxo salivar normal garante as condições de saúde bucal, evitando doenças como cárie, periodontopatias, halitose e desconforto do paciente (ardência, perda do paladar, dificuldade de fonação, mastigação, deglutição e o uso de prótese), observadas quando da redução de saliva1,2.

São fatores que afetam o volume do fluxo salivar?

O fluxo salivar e a composição da saliva variam, sendo influenciados por um grande número de fatores, como: ritmo circadiano e circanual; exposição à luz; grau de hidratação; estímulo mecânico, gustatório e psicológico; posição do corpo; dieta; ação de drogas; idade e sexo (SHANNON, 1966; ANDERSON et al., 1974; HEINTZE ...

Quais as causas de taxas de fluxo salivar subnormais e Hipossalivação?

Suas causas podem estar associadas a inúmeros fatores como: es- tresse, Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares, consequência da radioterapia de cabeça e pescoço e frequentemente relacionada com a ingestão prolongada de me- dicações específicas.

Quais as principais causas que podem determinar Hipossalivação?

Suas causas podem estar associadas a inúmeros fatores como: es- tresse, Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares, consequência da radioterapia de cabeça e pescoço e frequentemente relacionada com a ingestão prolongada de me- dicações específicas.

Como determinar o fluxo salivar estimulado e não estimulado?

Considera-se fluxo salivar baixo quando os valores estão entre 0,1-0,25 mL/min para saliva não estimulada e 0,7-1,0 mL/min para saliva estimulada. Considera-se hipossalivação quando o fluxo for inferior a 0,1 mL/min para saliva não estimulada e 0,7 mL/min para saliva estimulada.

Quais as Complicaçações causadas pelo excesso ou diminuição do fluxo salivar?

A diminuição do fluxo (hipossialia), o aumento da viscosidade, ou os dois, favorecem a estagnação da matéria orgânica, que se acumulará em maior quantidade sobre a língua formando o biofilme lingual visível (a saburra).

Como é a medição do fluxo salivar?

  • Na prática clínica, a medição do fluxo salivar (sialometria) é indicada: como parte do exame inicial de um paciente novo a receber tratamento para a doença cárie; durante a avaliação de um determinado tratamento profilático e terapêutico da doença cárie, para obter informações de como o procedimento geral afetou a saúde bucal;

Qual a função da saliva?

  • INTRODUÇÃO A saliva é o líquido que umedece a cavidade bucal, sendo secretada por todas as glândulas salivares. Tem como funções a proteção da mucosa bucal e dos dentes, defesa através da lisozima, formação do bolo alimentar; digestão inicial de polissacarídeos, como o amido e o

Como a saliva é produzida?

  • A saliva é produzida e secretada pelas glândulas salivares menores, que são glândulas dispersas em toda a camada de epitélio que reveste o palato , os lábios , as bochechas , as tonsilas e a língua , secretam apenas muco com a função de conservar a umidade da mucosa oral ; e as glândulas salivares maiores, que estão localizadas fora ...

Quais são as glândulas salivares?

  • A saliva é um líquido incolor produzido pelas glândulas salivares e lançado no interior da cavidade bucal. Essas glândulas podem ser classificadas, de uma maneira geral, em dois grupos: as maiores, formadas pelas glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, e as menores, que são encontradas praticamente por toda a cavidade oral.

Postagens relacionadas: