Quais são os passos para dar nome de uma cadeia ramificada?
Índice
- Quais são os passos para dar nome de uma cadeia ramificada?
- Quais as regras utilizadas para se numerar a cadeia principal?
- Como numerar as cadeias Carbonicas?
- O que é uma ramificação?
- Qual a definição de hidrocarboneto?
- Como nomear os alcenos?
- Como nomear os compostos?
- Quais são os nomes da cadeia ramificada?
- Quais são as ramificações da cadeia principal?
- Como realizar a nomenclatura de um hidrocarboneto ramificado?
- Qual a numeração correta para a cadeia?

Quais são os passos para dar nome de uma cadeia ramificada?
A nomenclatura das cadeias ramificadas utiliza a regra básica da IUPAC, com prefixo, infixo e sufixo, além da posição e do nome das ramificações presentes na estrutura.
Quais as regras utilizadas para se numerar a cadeia principal?
REGRA 1: Determine a cadeia principal (maior sequência de átomos de carbono) e seu nome. REGRA 2: Identifique as ramificações e dê nomes a elas. REGRA 3: Comece a numerar a cadeia principal da extremidade que contém o grupo orgânico substituinte (ramificação) mais próximo.
Como numerar as cadeias Carbonicas?
Quando numeramos a cadeia da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, as posições das ramificações sempre serão 3 e 5. Porém, devemos iniciar a numeração obrigatoriamente à esquerda por ser a extremidade mais próxima do etil, que deve ser escrito primeiro por causa da ordem alfabética.
O que é uma ramificação?
Significado de Ramificação substantivo feminino Ato ou efeito de ramificar, dividir em ramos. [Botânica] Divisão do tronco de uma árvore em vários ramos. Parte de um todo que se divide: ramificação de uma empresa. Subdivisão de uma via férrea em vias secundárias; ramal.
Qual a definição de hidrocarboneto?
Hidrocarbonetos são moléculas apolares, homogêneas e formadas por átomos de carbono e hidrogênio. Podem ser saturados, como no caso dos alcanos e cicloalcanos, nos quais não se tem a presença de duplas ou triplas ligações, ou podem ser insaturados, como alcenos, alcinos, ciclenos, entre outros.
Como nomear os alcenos?
Assim, os alcenos são nomeados como sufixo –eno, que indica a dupla ligação. Além disso, a posição da dupla ligação deve ser indicada. Este número antecede o nome do alceno e indica o átomo de carbono onde se inicia a ligação. A cadeia carbônica começa a ser numerada a partir do extremo mais próximo da ligação dupla.
Como nomear os compostos?
O sufixo "ano" é adicionado ao final de cada nome para identificar a molécula como um alcano. Assim, pentano é um alcano com cinco átomos de carbono, hexano é um alcano com seis átomos de carbono, e assim por diante. Os alcanos formam a base de nomenclatura para todos os outros compostos orgânicos.
Quais são os nomes da cadeia ramificada?
- Portanto, seus nomes seriam, respectivamente, 1-etil-2-metil-ciclobutano e 2-etil-1,1dimetil-ciclobutano. Terceiro: Se a cadeia ramificada for fechada e insaturada, a numeração deve iniciar sempre a partir dos carbonos da insaturação. Dessa forma, eles receberão obrigatoriamente os números 1 e 2.
Quais são as ramificações da cadeia principal?
- Isso acontece porque essa cadeia apresenta o maior número de carbonos (no caso oito – prefixo oct) e ramificações. A numeração também se inicia no CH 3 da parte inferior esquerda, pois ele está mais próximo das ramificações. Dessa forma, temos as ramificações metil (1 carbono) e etil (2 carbonos) ligadas à cadeia principal.
Como realizar a nomenclatura de um hidrocarboneto ramificado?
- Para realizar a nomenclatura de um hidrocarboneto ramificado, é necessário identificar a cadeia principal, que, geralmente, apresenta o maior número de carbonos. Para isso, temos que levar em consideração a classe dos hidrocarbonetos com a qual estamos trabalhando, como relatado em cada caso:
Qual a numeração correta para a cadeia?
- Nessa numeração, a ligação dupla está no carbono 1, o grupo OH no carbono 6, e dois radicais metil estão nos carbonos 2 e 6. A numeração correta para a cadeia, nesse caso, será da direita para a esquerda (primeira numeração), em razão de a extremidade da direita ser mais próxima do grupo funcional. Não pare agora...